28/06/2009

Abundância do Nada Colhendo do Nada - 2 Reis 4:2

E Eliseu lhe disse: Que te hei eu de fazer-te? Declara-me o que tens em casa. E ela (UMA VIÚVA) disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.



Introdução

Imagine termos que fazer algo sem nada entendermos do vamos fazer e, no entanto, até fazemos, mas, unicamente por uma questão de obediência à Fé na Palavra de Deus!!!! SIM!! Foi exatamente assim com uma humilde e carente viúva hebréia nos dias do Ministério do Profeta Eliseu.

Há dias na vida que o crente precisa acreditar que, Deus, recomeça a nossa vida em cima daquilo que chamamos de “nada”. Com a intervenção DEle, o nada é transformado em abundância, riqueza, prosperidade, alegria....



FACE-A-FACE com o profeta, a viúva de um crente fiel a Deus revelou-lhe um estado de vida social extremamente debilitado, deplorável, sofredor. Ela mostrou ao profeta um estado de vida falido em tudo. Revelou ao profeta que, além de viúva, suas dívidas diante de um credor desumano e cruel haviam alcançado patamares impagáveis. Nada sobrara-lhe para saldar tais dívidas herdadas do marido e, para desespero maior, um único credor pedira-lhe seus dois filhos, um costume da época, os quais lhe serviriam diuturnamente como servos. Somente a doação dos filhos ao credor pagariam as dívidas. Doar os filhos, aos olhos de uma mãe, é fazer a entrega do melhor e maior patrimônio familiar. Doar os filhos, é doar tudo. Doar os filhos é entrar em estado de eterna miséria.

A Viúva Chamou

o Profeta Eliseu

2 Rs 4:1



Eis a questão: Chamar um profeta de Deus. Um servo legítimo. Chamar um crente meramente crente nada resolverá.

Chamar um amigo não mudará a história... É preciso que recorramos a um profeta legítimo. Aleluia!

ELISEU era sucessor do Profeta Elias, o profeta de fogo.

ELISEU, mesmo em tempos de pecado em todo o Estado de Israel, face à presença da família de Jezabel, possuía uma grande história até mesmo dentro da casa real. NOTA: A viúva, em crises, chamou o Profeta Eliseu. A quem temos chamado em tempos de angústia??? A que tipo de crentes temos revelado nosso estado de carência.

No grande deserto, o povo hebreu recorria a Moisés.

Entre o período final dos Juízes e a Monarquia de Israel, o povo recorria ao Profeta Samuel.

O Rei Ezequías, em tempos de perseguição de Senaqueribe, recorreu ao Profeta Isaías.

É genuinamente bíblico que recorramos a legítimos servos de Deus em tempos de batalhas que podem ser fatais contra nossa própria família. Aquela mulher estava prestes a perder seus dois únicos filhos para que estes servissem de escravos. AINDA hoje Satanás ameaça crentes fiéis desejando seus filhos como escravos de drogas, prostituição, alcoolismo....



O Crente Fiel

Jamais se Entrega

2 Rs 4:2



A viúva jamais entregou-se a tão grande crise. Que exemplo, heim!? Muitos crentes hoje certamente dariam a causa por perdida, entregando seus últimos grandes patrimônios ao Diabo....

Ela chamou o Profeta de Deus e disse-lhe: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos".

A Humildade da Viuva

Eliseu perguntou-lhe: o que tens em casa? Ela, de imediato. Mesmo sendo uma viúva de profeta, disse a Eliseu: NÃO TENHO NADA!!! Absolutamente nada!! Isto é humildade. Ela perderia tempo fazendo uma narrativa daquilo que fora seu marido.... de nada adiantaria a ela dizer ao profeta que era viúva de profeta temente a Deus....

Há crentes comendo farinha com água e arrotando caviar diante de Deus... Amados, mesmo andando em carrões importados, residindo nos mais belos prédios do bairro, possuindo emprego classe “A”, vestindo as melhores roupas, ostentando título de pregador poderoso, tenhamos humildade para dizer a Jesus que os nossos bolsos estão vazios, que a nossa vida espiritual está seca, que as nossas pregações são pregações vazias, que a nossa vida está vazia, que o nosso conhecimento bíblico é um poço vazio, que nossos olhos não têm lágrimas para chorar nas adorações a Ele.... As bênçãos de Deus destinam-se unicamente a servos humildes e que têm coragem de dizer: NÃO TENHO NADA. ESTOU SECO. ESTOU VAZIO. Aleluia!



Uma Viúva Obediente

Uma Viúva de Fé

na Palavra de Deus



Pela fé na Palavra de Deus na boca do profeta, ela teve coragem (O INÍCIO DE UMA GRANDE CONQUISTA PROCEDENTE DE DEUS EXIGE CORAGEM DO CRENTE) de usar uma botija vazia e, do nada, ‘surgiu-lhe uma grande aposentadoria’... Palavras finais do Profeta Eliseu à viúva: “...Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Epílogo

Aprendamos:

Deus tem azeite para todos os vasos. Azeite é unção. Azeite simboliza uma das muitas e insondáveis manifestações do Espírito Santo. Entretanto, é preciso ser vaso nas mãos do Profeta Maior da Igreja: Jesus.

É preciso que o crente mantenha-se motivado até o fim. Os desejos de mais azeite não podem findar-se. Enquanto havia vasos vazios a viúva não cessava que colher mais azeite. Enquanto houver vaso vazio, sempre haverá azeite para esse vaso.



FINALMENTE: É preciso acreditar e dizer “SIM” à Fé no poder multiplicador e transbordante da Palavra de Deus. Amém

Adelson R. Buenos

teologiamakarios.blogspot.com
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: