24/07/09

AS VESTES E O ÓLEO DO CAPÍTULO 9 DE ECLESIASTES



Ec 9:8 “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

INTRODUÇÃO 
O versículo 8 do Capítulo 9 de Eclesiastes é o maior salvo-conduto de Salomão, filho de Davi e último rei da monarquia unida de Israel e que inundou Jerusalém de ídolos pagãos e idolatria. Esse monarca transformou Jerusalém num verdadeiro ninho de Satanás, representado pelos ídolos de suas centenas de centenas de mulheres dentro da Cidade Santa, a eterna cidade de Davi. Percebe-se, entretanto, através da frase de Salomão, exposta em Ec 9:8, o quanto esse monarca judeu arrependeu-se de suas loucuras dentro dos domínios de Deus. Pois, agora, prestes a descer à sepultura, na velhice, fazendo um levantamento de sua vida pregressa longe do Senhor, verificando as trágicas conseqüências que suas loucuras lhe trouxeram, recomenda ao povo de Deus em todos os tempos e em todos os lugares: “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

I] VESTES BRANCAS [ALVAS] E ÓLEO SOBRE A CABEÇA 
Três termos destacáveis na expressão de Salomão: “VESTES BRANCAS [ALVAS] E ÓLEO SOBRE A CABEÇA”
1) Primeiro termo: “VESTES ALVAS”. AS VESTES ALVAS, no Velho Testamento , representavam a mais importante parte do vestuário sacerdotal que descia até os pés do sacerdote, cobrindo-os. A VESTE DE COR BRANCA, a túnica, era colocada sobre a pele nua do sacerdote. VESTES BRANCAS apontam para a justiça de Deus na vida MORAL e ESPIRITUAL dos filhos do Eterno. Falam da PUREZA E SANTIDADE dos servos de Deus. A santidade do espírito, da alma e do corpo físico. SISTEMA DE DOMINAÇÃO DOS BABILÔNIOS
• PRIMEIRO: Encerrar os aprisionados em cativeiro.
• SEGUNDO: Selecionavam os jovens cativos mais inteligentes e atraentes, para fazer-lhes lavagem cerebral, incutindo neles a cultura de BabilÔnia.
• TERCEIRO: Destruir o senso de nacionalidade de seus prisioneiros. DE QUE FORMA?
(1) MUDANDO-LHES A ALIMENTAÇÃO.
(2) ENSINANDO-LHES O IDIOMA DOS CALDEUS.
(3) MUDANDO-LHES O NOME.
A) DANIEL: “DEUS É MEU JUIZ” p/ BELTESSAZAR: Príncipe de Bel.
B) HANANIAS: “JEOVÁ É MISERICORDIOSO” p/ SADRAQUE: Amigo do rei
C) MISAEL: “QUEM É COMO DEUS??” p/ MESAQUE: Quem é como AKU .
D) AZARIAS: “JEOVÁ É O MEU SOCORRO” P/ ABEDE NÊGO “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

2) Segundo termo: “ÓLEO”.
A) O ÓLEO, no Velho Testamento, era um composto de especiarias perfumadas derramado especificamente sobre a cabeça dos sacerdotes. NO NOVO TESTAMENTO todos os servos são SACERDOTES DO SENHOR JESUS.
B) NO NOVO TESTAMENTO o óleo tipifica o Espírito Santo agindo na vida do crente e também aponta para uma das grandes manifestações do Espírito do Senhor.
C) O ÓLEO, na visão de Salomão simboliza UNÇÃO ESPIRITUAL para andar, para falar, para louvar, para testemunhar, para orar, para agir, etc. etc. TENHAMOS UMA GRANDE UNÇÃO! O ÓLEO É TERAPÊUTICO. O ÓLEO ACABA COM A FERRUGEM.... O ÓLEO FAZ BRILHAR OBJETOS POR ELE MOLHADOS. O ÓLEO É USADO NA ALIMENTAÇÃO [alimentação sem óleo é alimento de DOENTE].
“Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

3) Terceiro termo: “A CABEÇA”. NA CABEÇA encontra-se o governo do corpo do crente.
DA CABEÇA procedem as leis e as ordens para o corpo físico. É NA CABEÇA que encontram-se OS OLHOS para que o crente veja coisas espirituais de Deus - OS OUVIDOS para ouvir e atender a voz do Senhor – OS LÁBIOS para orar, louvar, glorificar...AS NARINAS para que o bom cheiro de Cristo seja uma realidade sempre.... “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
II] EM TODO TEMPO
Prestemos atenção na visão do tempo segundo o próprio Salomão: ECLESIASTES 3:1-8 1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; 3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; 4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; 5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; 6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; 7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
NÃO IMPORTA EM QUE TEMPO ESTEJAS, mantenhais sempre alvos os teus vestidos, isto é, o seu testemunho pessoal de filho de Deus. ALELUIA!

EPÍLOGO

O crente precisa e deve entender que ele independe do fator tempo para adorar a Deus, mostrando-se ao mundo como referência viva do Todo-Poderoso na terra. SALOMÃO, RECOMENDA, EXORTA: “Em todo o tempo”. AMÉM!

Pr Joel Machado
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

Maxmiler Freitas disse...

Bom texto!

Mais um homem de Deus se levanta para divulgar textos edificantes. Isso é muito bom!

Que Deus lhe ajude e inspire.

Fique com Deus!

Estou seguindo seu blog.

http://milerfreitas.blogspot.com

Pr. Claudio Viana disse...

Pastor joel, que Deus continui abençoando a sua vida, para que a palavra de Deus permaneça sendo pregada com toda fidelidade de interpretação.

anderson disse...

Graças ao Deus todo-poderoso muitos estão pregando a Bíblia completa sem camuflar o compromisso que devemos ter pra chegar ao verdadeiro céu...
fique com Deus

Rodrigo Sandro disse...

Muito bom oarabens

Valcenildo Dias disse...

Ótimo comentário, Parabéns ao Pastor Joel por disponibilizar seu tempo e energia para abençoar as nossas vidas com esses ensinamentos.
Desejo Lhe em Cristo Jesus muita saúde e longevidade.