24/07/09

AS VESTES E O ÓLEO DO CAPÍTULO 9 DE ECLESIASTES



Ec 9:8 “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

INTRODUÇÃO 
O versículo 8 do Capítulo 9 de Eclesiastes é o maior salvo-conduto de Salomão, filho de Davi e último rei da monarquia unida de Israel e que inundou Jerusalém de ídolos pagãos e idolatria. Esse monarca transformou Jerusalém num verdadeiro ninho de Satanás, representado pelos ídolos de suas centenas de centenas de mulheres dentro da Cidade Santa, a eterna cidade de Davi. Percebe-se, entretanto, através da frase de Salomão, exposta em Ec 9:8, o quanto esse monarca judeu arrependeu-se de suas loucuras dentro dos domínios de Deus. Pois, agora, prestes a descer à sepultura, na velhice, fazendo um levantamento de sua vida pregressa longe do Senhor, verificando as trágicas conseqüências que suas loucuras lhe trouxeram, recomenda ao povo de Deus em todos os tempos e em todos os lugares: “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

I] VESTES BRANCAS [ALVAS] E ÓLEO SOBRE A CABEÇA 
Três termos destacáveis na expressão de Salomão: “VESTES BRANCAS [ALVAS] E ÓLEO SOBRE A CABEÇA”
1) Primeiro termo: “VESTES ALVAS”. AS VESTES ALVAS, no Velho Testamento , representavam a mais importante parte do vestuário sacerdotal que descia até os pés do sacerdote, cobrindo-os. A VESTE DE COR BRANCA, a túnica, era colocada sobre a pele nua do sacerdote. VESTES BRANCAS apontam para a justiça de Deus na vida MORAL e ESPIRITUAL dos filhos do Eterno. Falam da PUREZA E SANTIDADE dos servos de Deus. A santidade do espírito, da alma e do corpo físico. SISTEMA DE DOMINAÇÃO DOS BABILÔNIOS
• PRIMEIRO: Encerrar os aprisionados em cativeiro.
• SEGUNDO: Selecionavam os jovens cativos mais inteligentes e atraentes, para fazer-lhes lavagem cerebral, incutindo neles a cultura de BabilÔnia.
• TERCEIRO: Destruir o senso de nacionalidade de seus prisioneiros. DE QUE FORMA?
(1) MUDANDO-LHES A ALIMENTAÇÃO.
(2) ENSINANDO-LHES O IDIOMA DOS CALDEUS.
(3) MUDANDO-LHES O NOME.
A) DANIEL: “DEUS É MEU JUIZ” p/ BELTESSAZAR: Príncipe de Bel.
B) HANANIAS: “JEOVÁ É MISERICORDIOSO” p/ SADRAQUE: Amigo do rei
C) MISAEL: “QUEM É COMO DEUS??” p/ MESAQUE: Quem é como AKU .
D) AZARIAS: “JEOVÁ É O MEU SOCORRO” P/ ABEDE NÊGO “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

2) Segundo termo: “ÓLEO”.
A) O ÓLEO, no Velho Testamento, era um composto de especiarias perfumadas derramado especificamente sobre a cabeça dos sacerdotes. NO NOVO TESTAMENTO todos os servos são SACERDOTES DO SENHOR JESUS.
B) NO NOVO TESTAMENTO o óleo tipifica o Espírito Santo agindo na vida do crente e também aponta para uma das grandes manifestações do Espírito do Senhor.
C) O ÓLEO, na visão de Salomão simboliza UNÇÃO ESPIRITUAL para andar, para falar, para louvar, para testemunhar, para orar, para agir, etc. etc. TENHAMOS UMA GRANDE UNÇÃO! O ÓLEO É TERAPÊUTICO. O ÓLEO ACABA COM A FERRUGEM.... O ÓLEO FAZ BRILHAR OBJETOS POR ELE MOLHADOS. O ÓLEO É USADO NA ALIMENTAÇÃO [alimentação sem óleo é alimento de DOENTE].
“Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.

3) Terceiro termo: “A CABEÇA”. NA CABEÇA encontra-se o governo do corpo do crente.
DA CABEÇA procedem as leis e as ordens para o corpo físico. É NA CABEÇA que encontram-se OS OLHOS para que o crente veja coisas espirituais de Deus - OS OUVIDOS para ouvir e atender a voz do Senhor – OS LÁBIOS para orar, louvar, glorificar...AS NARINAS para que o bom cheiro de Cristo seja uma realidade sempre.... “Em todo tempo sejam alvos os teus vestidos; e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
II] EM TODO TEMPO
Prestemos atenção na visão do tempo segundo o próprio Salomão: ECLESIASTES 3:1-8 1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. 2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; 3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; 4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; 5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; 6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; 7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; 8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
NÃO IMPORTA EM QUE TEMPO ESTEJAS, mantenhais sempre alvos os teus vestidos, isto é, o seu testemunho pessoal de filho de Deus. ALELUIA!

EPÍLOGO

O crente precisa e deve entender que ele independe do fator tempo para adorar a Deus, mostrando-se ao mundo como referência viva do Todo-Poderoso na terra. SALOMÃO, RECOMENDA, EXORTA: “Em todo o tempo”. AMÉM!

Pr Joel Machado

3 comentários:

Maxmiler Freitas disse...

Bom texto!

Mais um homem de Deus se levanta para divulgar textos edificantes. Isso é muito bom!

Que Deus lhe ajude e inspire.

Fique com Deus!

Estou seguindo seu blog.

http://milerfreitas.blogspot.com

Pr. Claudio Viana disse...

Pastor joel, que Deus continui abençoando a sua vida, para que a palavra de Deus permaneça sendo pregada com toda fidelidade de interpretação.

anderson disse...

Graças ao Deus todo-poderoso muitos estão pregando a Bíblia completa sem camuflar o compromisso que devemos ter pra chegar ao verdadeiro céu...
fique com Deus