29/07/2009

A Sombra do Onipotente e a Sombra da Morte


















Sl 91:1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Sl 23:4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,
porque tu estás comigo...

A sombra é uma imagem ou região ou mancha escura, negra, preta, que manifesta-se em virtude da ausência parcial da luz. Ela surge quando há um obstáculo ofuscando parcialmente a luz do sol, da lua, da energia elétrica, etc. etc. É proporcionada, então, pela existência de um obstáculo, e não pela luz. Sim! A causa da sombra é o obstáculo diante da luz. A sombra pode ser de caráter móvel ou imóvel. Existem sombras que andam e sombras fixas, paradas, imóveis. Caso não haja obstáculo, portanto, a sombra não pode ser projetada. Existem três tipos de sombra:
Sombra Meio Opaca: aponta para a sombra que não permite a passagem de luz.
Sombra Meio Transparente: aponta para a sombra que permite a passagem de luz.
Sombra Meio Translúcida: aponta para a sombra que permite a passagem de luz, mas não permite identificar a luz.
No universo das coisas figurativas, sombra é sinônimo de solidão, guarda-costas, véu de tristeza, pessoa impertinente que segue outra, fantasma.
 A Sombra da Morte não é o retrato fiel da morte, mas identifica a presença muito próxima da morte tão negra quanto sua própria sombra. A morte que bloqueia a luz, gerando imagem negra, fantasmática, escura. Tipos de sombra da morte hoje: doenças, enfermidades, más companhias, vícios, maldições, relacionamentos e ambientes ilegais e coisas e fatos do mesmo naipe.
Davi, o mais distinto guerreiro de Israel, admitiu que poderia estar no Vale da Sombra da Morte, uma vez que, diante de Golias de Gate, o maior guerreiro em atividade na terra, não nutria credibilidade nem mesmo de seus próprios irmãos, os quais acreditavam-no morto após o grande combate – “..ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque o Senhor
está comigo” (eis o grande segredo: a presença de Yhwh no servo).

“A Sombra da Morte”: Esta frase vem do termo hb tselmavet e significa “trevas profundas”.
Trevas: significa “escuridão completa”, “noite cerrada”, “ausência de luz” – Figurativamente: aponta para Cegueira, Mágoa Profunda, Grande Tristeza, O Inferno.

A Sombra do Onipotente não pode ser negra, escura, fantasmática. Não!!! Ofuscaria a natureza e o caráter do Eterno Deus. Quando o elemento da sombra é transparente, assim como o vidro, cientificamente, a sombra recebe o emblema de “sombra transparente”. A Sombra do Onipotente é transparente assim como o Deus Verdadeiro. Ainda que o crente esteja em fornalhas acesas ou, por mais que chamas infernais ameacem a vida física dos servos, a sombra transparente do Onipotente o fará descansar, suavizando-o em termos mentais, emocionais, espirituais, etc. Os reais filhos de Deus, assim como Jesus, conseguem descansar em meio a mares de águas bravias (Mt 8:23-24). O verbo Descansar, em hebraico, é: nach. Significa: “Repousar aliviado e tranqüilizado” – “repousar com prazer dos excessos e doenças” – “entrar na bonança serena e calma”.

A palavra Onipotente vem do hebraico El Shaday, que significa “Deus Onipotente” ou “O Todo-Poderoso Deus”.
El Shaday = שַׁדָּי אֵל
A Sombra do Onipotente indica a manifestação de Deus acompanhada de Suas riquezas espirituais.
A Sombra do Onipotente revela Deus junto ao crente. É Deus nas proximidades de Seus filhinhos. Crente fiel não vive à sombra de amigos, patrões, políticos, colegas, pastores, esposas, esposos, filhos, igrejas, dinheiro, etc. etc. NÃÃÃÃÃÃO!!! Vive à sombra do O n i p o t e n t e. Somente Ele transforma fornalhas de fogo em geladeiras; dias quentes em dias suaves; climas de verão em ambientes de inverno...
A Sombra do Onipotente, ao contrário da sombra da morte, mesmo que haja sóis escaldantes, refrigera, suaviza, alivia os filhos do calor das perseguições atrozes e das fornalhas diuturnamente abertas para destruição dos genuínos servos de Deus. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.


Pr Joel Machado
Adelson R.Buenos
Telogia Cristã Makários
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: