10/08/2009

A Nova Jerusalém



A Eterna Cidade
A Nova Jerusalém

Texto bíblico: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” – 2 Pd 3:13.

Introdução

As grandes cidades, mesmo que não as conheçamos, sempre foram por nós admiradas e aplaudidas como metrópoles, lugares mais belos do planeta, lugares desejados, capitais religiosas, centros culturais, vitrines políticas, vitrines econômicas, vitrines sociais, vitrines religiosas, etc. Cidades no centro das atenções mundiais:

1. Bombaim <Índia>: A Cidade do Templo de Catalina. O Templo da Serpente.
2. Meca: A Cidade Sagrada do islamismo.
3. Roma: A Cidade Trono do Catolicismo Romano.
4. Belém: A Cidade de nascimento do Senhor Jesus.
5. Tokyo : Centro Budista Mundial .
6. Jerusalém: Mundialmente conhecida como “A Cidade Santa”. Uma cidade merecedora de todos e quaisquer dignos títulos, pois, lá, Jesus Cristo morreu e ressuscitou.
7. Santiago de Compostela :

Obs.: O Caminho de Santiago de Compostela é uma ancestral rota de peregrinação que estende-se por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde acredita-se estar o túmulo do apóstolo homônimo: Tiago . Santiago de Compostela é a capital da Galiza, na Espanha, localiza-se na Corunha e tem uma área 221,50 km² com população de 92298 habitantes (2004) e densidade populacional de 416,70 hab/km². Trata-se de uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca aonde acorrem os peregrinos que efectuam os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.
Obs. 2. Desde o século IX, homens e mulheres partem de suas cidades tendo como destino aquele lugar sagrado, movimento este que teve seu auge nos séculos XII e XIII com a passagem de centenas de milhares de viajantes.
Hoje em dia, pessoas de todas as idades imitam os passos medievais e percorrem este antigo traçado; uns por espírito religioso-cristão, outros por misticismo, busca interior ou apenas como uma grande aventura.

História:
Segundo uma tradição muito antiga, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, São Tiago, foi pregar as "boas novas" em regiões longínquas, passando algum tempo na Galiza, extremo oeste da Espanha. Ao retornar à Palestina, foi preso e decapitado, e seu corpo jogado para fora das muralhas de Jerusalém.
Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, recolheram seus restos e os levaram de volta ao ocidente de navio, aportando na antiga cidade de Iria Flávia, na costa oeste espanhola, sepultando-o secretamente em um bosque de nome Libredón.
O lugar foi esquecido até que oito séculos depois, um ermitão chamado Pelágio começou a observar um estranho fenômeno que ocorria neste mesmo lugar: uma verdadeira chuva de estrelas caía todas as noites sobre um ponto no bosque, emanando uma luminosidade intensa.
Avisado das luzes místicas, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local encontrando, assim, uma arca de mármore com os ossos do santo.
A notícia se espalhou e pessoas começaram a deslocar-se a fim de conhecer o sepulcro originando o Caminho de Santiago de Compostela.

NOTA
A Bíblia Sagrada, a única voz autorizada a falar com 100% de acerto na terra, revela: “O mundo jaz no maligno” – 1 João 5:19.

Entretanto, um só clamor mundial, pergunta: “Em qual dessas cidades habita a justiça?”. “Em qual dessas cidades é possível ao homem encontrar a paz. Uma paz isenta de movimentos políticos, vandalismo, sistemas democráticos, bandeiras brancas, etc?”. “Em qual dessas cidades é possível encontrarmos Deus assim como Ele o é???”. “Em qual dessas cidades o líder da paz não precisará jamais ser um elemento de cunho político ou uma vida teleguiada por movimentos desestabilizadores de governos???” – “Em qual dessas cidades não existe comentários de racionamento de energia elétrica para geração de luz????” – Afinal, “em que cidade jamais ouviremos falar de cobranças, impostos, crises, medos, pânicos, tragédias, bandidos, corrupção, insegurança, falta de educação, etc???”.

A Bíblia Sagrada responde:

A Nova Jerusalém
Ap 21:1-10

Uma Jerusalém que não mata profetas.
Uma Jerusalém que jamais rejeitará O Filho de Deus, e sim possuirá a Sua natureza.
Uma Jerusalém que jamais dependerá dos Estados Unidos da América do Norte.
Uma Jerusalém santa, de habitantes santos e que possui ruas de ouro e cristal.
Prestemos atenção na expressão do Apóstolo João: “A Nova Jerusalém” – “Uma Nova Jerusalém” – “A Nova Cidade de Jerusalém” – “Uma Jerusalém Nova”. Em princípio, como explicar a revelação de Pedro em 2 Pd 3:13????
“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”

• Nós...:
• A Igreja do Senhor Jesus, o povo de Deus.
• Segundo a promessa:
• Isto é, a promessa da palavra profética proferida pelos santos profetas, pelos anjos, pelos apóstolos e pelo próprio Senhor Jesus.
• Aguardamos...:
• Esperamos com grande expectativa – em comunhão fiel diante do Senhor, adorando-O em meio a adorações, louvores, clamores, paciência, convicção, etc.
• Novos Céus e nova Terra:
• Leiamos cuidadosamente o que vai acontecer logo após o Juízo Final:
• Primeiro: 2 Pedro 3:7-10.
• Segundo: Isaías 51:16.

• Novos Céus:
• O Terceiro Céu, certamente, permanecerá. É o lugar do Trono de Deus. Lugar inviolável. Lá, jamais entrará contaminação alguma. Mas, as nuvens, as quais identificam o primeiro céu, de onde nem sempre a chuva se manifesta e, quando se manifesta, destrói.... desaparecerão. Aleluia. O segundo Céu, a morada dos astros, onde os homens têm acesso científico, inclusive, em nome dos EUA, fomos à lua, vai desaparecer. Aleluuuuuuia!!!!!
• Uma Nova Terra: Aleluia!!!!!
• Da atual terra ouvimos falar de aquecimento global, improdutividade, crimes, violência, temperatura insuportável, movimento sem terra, etc. “UMA NOVA TERRA”. Uma terra que jamais será pisada pelo Diabo e seus espíritos. Jamais!!! Uma terra eternamente livre das pisadas de homens pecadores, sem centros espíritas, sem maldições, sem encruzilhadas. Cada palmo dessa nova terra será 100% santo, consagrado a Deus.
• ...céus e terra... em que habita a justiça:
• JUSTIÇA é o oposto de injustiça.
• INJUSTIÇA é a marca registrada dos habitantes da terra.
• A justiça Divina, nos domínios da nova terra, sempre estará em conformidade com a vontade do Eterno e Supremo Criador. Lá, não haverá pobres, famintos, miseráveis, rejeitados, etc.
• Lá, segundo Ap 21:4, lemos: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima”.

A Nova Jerusalém será, eternamente, a cidade da Nova terra – a única cidade – a cidade santa – a cidade central – não haverá outra cidade para competir com ela que contraste entre essa cidade e a cidade de Roma, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Jerusalém terrestre, Cancun, New Yorq, Londres...
• Uma Santa Cidade – Ap 21:2
• Uma Nova Jerusalém – Ap 21:2
• Uma cidade que vai descer do Céu à Nova terra: “Uma Cidade literalmente Celestial” – Ap 21:2
• Uma cidade providenciada por Deus: “Uma Cidade Divina” – Ap 21:2
• Uma cidade enfeitada como “uma noiva à espera do noivo” – Ap 21:2
• Uma cidade com marca de Tabernáculo de Deus com os homens – Ap 21:3
A Dimensão da Nova Cidade na Nova terra: Ap 21:16.
Uma cidade quadrangular ; “...e o seu comprimento é igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais”.

12000 estádios <1 185="" a="" de="" dias="" dio="" equivalia="" est="" jo="" mts="" nos="" o=""> = 2.200 km
ENTRETANTO, uma vez que a cidade manifesta-se como um cubo perfeito , 2.200 km é um número muito acanhado em relação ao espaço da Nova Jerusalém. ENTÃO, necessário se faz que apanhemos o resultado dos 12000 estádios x 185 mts = 2200 km e o elevemos ao cubo ou à terceira potência. Como?

Primeiro, a base da potência: 2200 km.
Depois, o expoente da potência: 3.
Finalmente, a potência: 2200 km

2.200 x 2.200 x 2.200 = 10.941.048.000 km2.
Dimensão da Nova Cidade: 10.941.048.000 km2.
10 bilhões, 941 milhões e 48 mil quilômetros quadrados.

Epílogo

João 14:1ss.... na casa de meu Pai há muitas moradas, disse Jesus.
A Nova Jerusalém será inaugurada pela Igreja arrebatada logo após as Bodas do Cordeiro – Depois, após o Juízo Final, a Igreja arrebatada receberá os judeus procedentes do Milênio e os gentios que não transgredirem contra a Lei do Rei dos reis e Senhor dos senhores no Milênio. Após o Milênio a Nova Jerusalém descerá sobre a Nova Terra.
ORA, VEM, SENHOR JESUS! Amém!

Pr Joel Machado
Adelson R. Buenos
www.teologiamakarios.blogspot.com
Igreja Metodista Wesleyana Em Castelo Branco - Cariacica / ES
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: