17/09/2009

NA FENDA DA ROCHA

Ex 33.21,22
Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a rocha.
E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da rocha e te cobrirei com minha mão, até que eu haja passado.

O nome Moisés, do hebraico MOSHEH, significa "tirado das águas".
A água representa em muitos casos, a Palavra de Deus. Assim sendo, Moisés não foi escolhido por ter sido um príncipe, nem por ter sido pastor, muito menos por ter adquirido experiência no deserto; não!
Muitos dos hebreus carnais libertos do Egito, porém ainda com mente de escravo poderiam ter dito: "De onde saiu esse camarada?" ou "de onde tiraram esse homem?"
A resposta seria: Ele foi tirado das águas! Tirado da própria Palavra de Deus!
Se Moises chegou a ser o grande homem que nós conhecemos hoje, é por que Deus falou!
Bom é Deus falar na chamada ministerial como no caso do Senhor Jesus após seu batismo: "Este é meu Filho Amado em quem me comprazo".
Quando Deus fala, caem por terra os conchavos, as tramóias, o partidarismo, o nepotismo espiritual, etc.
Assim era Moisés, que segundo Estevão em Atos 7.22, foi instruído em toda ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras.
Moisés certamente conhecia a tecnologia egípcia, a arte da guerra, a cultura local, a historia milenar dos faraós, etc. É impressionante a facilidade que Moisés teve para matar um homem egípcio; isto prova que Moisés estava fortemente treinado.
Moisés em sua caminhada ora era príncipe, ora pastor, ora libertador e também legislador. Moisés foi sem sombra de dúvidas, um dos maiores canais pelo qual Deus operou milagres!
Foi a Moisés que Deus revelou Seu nome pessoal. Em Ex 6.2,3 o Senhor diz:
Eu Sou o SENHOR (YHWH). Eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR (YHWH), não lhes fui perfeitamente conhecido.
Moisés tinha um relacionamento pessoal com Deus, o que o levou a ser chamado de amigo de Deus e de "o varão mais manso da terra"!
Apesar de Moisés ter alcançado um alto patamar ministerial e ter realizado grandes feitos para Deus, isto não era suficiente para ele; sabia o nome de Deus, mas não conhecia o rosto dEle.
Moisés aproveitou uma circunstância negativa e tirou proveito disso. Quando ele subiu o monte pela primeira vez juntamente com Josué, o povo se corrompeu ao pé do monte. Com isso o Senhor decidiu retirar sua presença do meio do povo e enviar um anjo para conduzi-los. Moisés imediatamente discordou da idéia.
É lamentável quando vemos que existem alguns que se contentam com anjos. " O anjo está aqui irmãos" ou " O anjo vai passar" ou ainda "o anjo vai te abençoar".
Como Moisés, não podemos nos contentar com anjos; a Presença do Senhor precisa se manifestar diariamente em nossos cultos!
Moisés recusou levantar acampamento se o Senhor não fosse com eles. O Senhor chegou a dizer: A minha presença irá contigo Moisés - EX 33.14. Porém um verdadeiro líder sempre usa o pronome na primeira pessoa do plural: Se a Tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui. Ex 33.15.
Havia um grande impasse: Deus não queria ir mais com o povo. E sem Deus não se chega a lugar nenhum.
Por amor a seu servo Moisés o Senhor disse: Farei também isto, que tens dito, porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome. Ex 33.17
É aí que Moisés tira proveito da situação. Vendo que Deus "abriu a guarda", Moisés lhe faz um segundo pedido, muito ousado por sinal: Rogo-te que me mostres a Tua glória. Ex 33.18
Moisés sempre estava um passo à frente dos crentes de sua época! Sempre buscou um relacionamento mais íntimo com o Senhor!
Muitas vezes podemos tirar proveito de situações contrárias para adquirimos uma experiência espiritual prática com Deus! Em Deus sempre podemos mais! Há um novo e vivo caminho!
O profeta Ezequiel disse que existem águas que dão nos artelhos, nos joelhos, nos lombos. Porém, existem águas mais profundas! Ez 47.3-5
O Senhor disse a Moisés: "Homem nenhum pode ver a minha face e viver, por isso te porei na fenda da rocha".
Deus providenciou um meio para que Moisés pudesse ver ao menos as suas costas quando passasse. A fenda da rocha é o local de adoração. É o lugar de se encontrar com Deus!
Também existe um meio para nós: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer". JO 1.18
Olhando para Jesus sabemos quem é Deus!
De que vale o episcopado se eu não tive uma experiência espiritual prática com Deus?!
De que vale o presbitério, a chamada diaconal, o evangelismo, missões, se ainda Deus não é conhecido?!
De que vale a vida, se Deus não for mais importante que ela?!

Adelson R. Buenos
(027) 99958-4285
www.teologiamakarios.com
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

eli de belém do pará disse...

excelente palavra ,que é a verdadeira: o pào do céu!..prcisamos mais de pessoas disposta a pregar a verdade,sem que o povo troca a gloria de DEUS por coisas vãs,muito lobos há em nosso meio,mas exite uma grande remanecente fiél! 10-07-011 missionaria e cantora eline bastos