11/12/2010

O QUE É ORAÇÃO ?

Lição 1
O QUE É ORAÇÃO
Ποια είναι η προσευχή
Pia Íne i Prosefchí
  
Texto Áureo
Kείμενο Xρυσό <Áureo>

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Ef 6:18.


GREGO: 
Διὰ {Por} πάσης {toda} προσευχῆς {oração} καὶ {e} δεήσεως {petição}, προσευχόμενοι {orando} ἐν {em} παντὶ {todo} καιρῷ {tempo} ἐν {em} Πνεύματι { Espírito}, καὶ {e} εἰς {para} αὐτὸ {isto} ἀγρυπνοῦντες {vigiando} ἐν {em} πάσῃ {toda} προσκαρτερήσει {perseverança} καὶ {e} δεήσει {petição} περὶ {por} πάντων {todos} τῶν {os} ἁγίων {santos}.

1. ...em todo o tempo: Em tempo de alegria e em tempo de tristeza; em tempo de bonança e em tempo de carência; em tempo de guerra e em tempo de paz; em tempo de sol e em tempo de chuva... Ler Ec 3:1-8 e 9:8
2. ...oração e súplica: 
Literalmente oração difere da súplica. Por quê?
No Capítulo 7 de Mateus Jesus Cristo esclarece isso.

7:7-12 – Os Passos Ascendentes da Oração
1. Pedir. 
2. Buscar.
3. BATER. 

Pedir, buscar e Bater 
em Grego Bíblico

Αἰτεῖτε – etite (pedi ), καὶ (e) δοθήσεται (será dado) ὑμῖν (a vós). Etimologias: Solicitar por meio de requerimento (requerimento e uma petição dirigida à uma autoridade). Oração solene.
ζητεῖτε – zitíte (buscai), καὶ (e) εὑρήσετε (encontrareis). Et: Procurar para achar.
Κρούετε - kruete (batei), καὶ (e) ἀνοιγήσεται (será aberto) ὑμῖν (a vós)· Mexer e remexer muitas vezes com pancadas  Fazer barulho Combate Entrar em combate contra. Obs: Oração em nível de súpilca.
Súplica, em grego, é ικεσία – ikésia. Etimologias: Pedido aflito – Implorar com insistência – Rogar pedindo “por favor” – Pedir com perseverança – Rogar com humildade e insistência.   
3. ...oração e súplica ‘no Espírito’: Nota: A oração do servo precisa ter o respaldo do Espírito de Deus. Ele é identificado como Espírito de Súplicas . Ele também manifesta-Se como Espírito Intercessor do servo. O Apóstolo Paulo escreveu que, quando falta-nos palavras, face às tantas lutas e dificuldades, etc. Ele, o Espírito Santo, de imediato converte nossas lágrimas em palavras diante do trono de Deus: Romanos 8:26. Ele intercede diante de Deus com gemidos inexprimíveis. Consequentemente, o próprio Paulo, recomenda: Andai em Espírito – Gl 5:16-26. Andas em Espírito? Então, orai sem cessar – 1 Ts 5:17.
4. ...vigiando nisso com toda a perseverança: ISTO É
Vigiando em todo o tempo. Ao orar em tempos de carência e sofrimento, o servo precisa mostrar a Deus que depende unicamente Dele, e não de algumas opções de desaperto que o mundo e Satanás oferecem e que podem fazer ruir nossa oração. Há crentes que vão para o lugar da oração mas já estão comprometidos com a loteria, etc.  VIGIAI NISSO. 
Vigiando quando dobrar-se para orar. Ao dobrar-se em oração diante de Deus estejas desvinculado de atos pecaminosos. VIGIAI NISSO. 
Vigiando quando prostrar-se em súplicas – CUIDADO COMO DIRIGIR-SE A DEUS! Mesmo se orardes pelos vossos inimigos, orai com amor e mansidão. Com a medida com que medirdes alguém, certamente serás medido de forma idêntica. VIGIAI NISSO. 
...súplica por todos os santos: Orai para que Deus mantenha as colunas de santos dentro dos templos cristãos evangélicos, nos cultos da Igreja, nos louvores da Igreja, nos púlpitos de Igreja locais, em missões....ISSO É GARANTIA DA PRESENÇA DE DEUS. O Senhor tem compromisso com os santos!!! Oremos pelos santos na obra do Senhor – mesmo que desconheçamos nomes, oremos para que Deus os mantenha. Cuidado porque Satanás poderá tentar jogar lama em alguns desses santos. VIGIAI NISSO. 
Persevere em orar pelos santos.
Perseverança, em grego, é προσκαρτερήσει – proskapterísi.   Etimologias:
Teimar em persistir.
Obstinado para insistir.
Persistir sem jamais ceder.
Perseverar com firmeza.

Oração
Hebraico e Grego

A principal palavra hebraica para oração é TePHiLLâH.
Etimologias: “solicitar implorando com humildade”. “Pedir com força, insistência e empenho”. 
Orar, em hebraico, é HiTPaLeL.
Etimologia: “solicitação da humildade, com submissão e inferioridade”. 

O Salmo 17 começa com a expressão hebraica tephillâh Le-dhâvidh (oração de Davi). 

Um outro termo hebraico para “oração”, é PaLLaL (esta palavra aparece 84 vezes na Bíblia Hebraica). Etimologias: “intervir, lançar-se a si mesmo no meio de”. “Entrar voluntariamente em”. “Orar mediando para interferir em.” O mesmo termo hebraico é utilizado quando os israelitas suplicam a Moisés que ore a Deus pedindo que sejam removidas as serpentes mortais (Nm 21:4-7). 
Hebraico transliterado de Num 21:7. vayyâbho' hâ`âm 'el-mosheh vayyo'mruchâthâ'nu kiy-dhibbarnu bhayhvh vâbhâkh hithpallal 'el-Hywhveyâsêr mê`âlêynu 'eth-hannâchâsh vayyithpallal mosheh be`adh hâ`âm

Em gr, oração é: ευχή – efchí. Etimologias: “pedir com desejo e voto”. “Pedir fazendo promessa à divindade”. 

Προσεύχονται στο Θεός = Orai diante de Deus.
Προσεύχονται στο Θεόν = Orai diante do Deus Todo-Poderoso.
Προσεύχονται στο Θεού = Orai diante do Deus Altíssimo
Προσεύχονται στο Δέσποτα = Orai diante do Supremo Senhor ou Aquele que possui autoridade Suprema. 
Προσεύχονται στο Κύριος = Orai diante do Senhor 
Orai diante de Yod – Hê – Wav – Hê = Orai diante do Eterno.
Orai diante de Avinu ShabaShamayim = Orai diante do Nosso Pai Celestial.
Aδιαλείπτως προσεύχεσθε = Orai incessantemente – ou: Orai sem cessar.
Προσευχή είναι το κλειδί για τη νίκη του πιστού = A oração é a chave da vitória do crente. 

A Oração, Segundo Jesus 
Deve subdividir-se em Três Partes
Mateus 6:9-13

Segundo Jesus Cristo, a oração deve subdividir-se em três partes especiais. 
Primeira Parte: Glorificação de reconhecimento – Isto é, o crente deve iniciar a oração reconhecendo a santidade do nome de Deus e a soberania de Sua vontade.
Exemplo: 9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Traduzindo para hoje: Pai eterno, tu és santo, santo, santo... Tu és Deus nos Céus e na terra. Tua vontade é e sempre será soberana em mim. ETC etc.
Por que fracassamos na oração? Porque não sabemos orar!!!! 
O 1º propósito da oração deve ser a Glorificação a Deus.
Prestemos atenção em alguns tipos de oração – Isto é, orações fracassadas que não levam a absolutamente nada:
1. Há aqueles que, diante do Todo-Poderoso, parecem senhores de Deus – pois, ao iniciarem a oração, já vão mandando bala pra cima de Deus, determinando: Vai fazendo, “Senhor” – Passa por aqui, passa por ali também – Cadê a vassoura da Graça? Vai passando a vassoura aqui, Senhor!!! (como se Deus fosse algum gari)... Senhor, faz isso, faz aquilo, vai lá, vem cá.... Obs: A oração do crente precisa e deve ser a oração de um servo humilde, inclinado diante de um Senhor extraordinário em grandeza e poder!!! Oração não é para quem deseja aparecer em pedestais. Oração é para gente de fala mansa. É para servo e não para senhores. 
2. Outros, ao orarem, parecem estar brigando com Deus. Dão murros nas paredes, nos bancos, nas cadeiras, em quem estiver ao lado. Expressam-se, ou seja, esbravejam-se vociferando diante do bondoso Deus como se estivessem com raiva da esposa, do marido, do pastor, da Igreja, ou bronqueado com o próprio Deus.... Sim, parecem estar desabafando alguma mágoa, algum ódio.... QUE QUÊ É ISSO?!.  
3. Há aqueles que, ao orarem, começam citando a Bíblia para Deus como se Deus fosse capaz de esquecer aquilo que Ele próprio escreveu em benefício nosso. ÉÉÉÉ!!!! Citam versículos de oração – versículos chaves pertinentes ao sofrimento do crente – versículos de angústia... Eles “lembram” a Deus o que diz Jr 33:3, Salmo 30:5.... e por aí afora.... MEU DEUS!!!!
4. Outros, ao “orarem”, desabafam mágoas pessoais e “coletivas”. Sim! Falam como se estivessem no auge da perfeição e, ao se expressarem aos berros, jogam crentes contra crentes.... Sim! Pois, aos berros, diante de outros que também estão aos berros de raiva, para Deus consertar a mocidade, consertar o círculo de oração, santificar o púlpito, aumentar a visão do pastor, tirar o adultério do púlpito.... QUE QUÊ É ISSO?!. MEU DEUS!!!! Dali, muitos saem tristes, abatidos, pensativos para baixo... 
5. OUTROS, começam a oração dirigindo-se a Deus e terminam a mesma oração expressando-se a Jesus! Há aqueles que começam falando a Jesus e, depois, dirigem-se a Deus para no final, liberar as seguintes pérolas: EU TE AGRADEÇO EM O NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO!!!! Pergunta-se: Quem é essa quarta pessoa?
6. Existem aqueles que, ao orarem, assustam seus perseguidores. Pois, aos berros e de forma legível, dizem: Já os coloquei em Suas mãos e estou esperando a resposta, Senhor. Estou esperando o julgamento. Coloca-os em balanças fiéis... Sei que tu és fogo consumidor...

Obs: É por causa desses absurdos que os agentes de Satanás encontram brechas para nos provocar, dizendo: Quanto mais ora, mais assombrações aparecem. Somos culpados. Não sabemos orar. Orar é para servo. Orar é para crente humilde. Afinal, oração é lugar de pedintes!!!!! 
Conheces alguém que prioriza a glorificação a Deus ao começar uma oração? 
Conheces alguém que, ao dobrar os joelhos em oração, glorifica o nome e a Pessoa de Deus cerca de trinta – quarenta ou cinqüenta minutos? Conheces? 
   

Segunda Parte: Petição – A segunda parte da oração chama-se “petição” – Começamos glorificando e, depois de trinta, quarenta minutos ou mais, Jesus recomenda-nos pedir. É o segundo passo de oração vitoriosa. Uma oração de sucesso. Após glorificações e, certamente já em meio a lágrimas de quebrantamento, o crente está liberado para pedir, segundo o Filho de Deus.  
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.
13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal....

Terceira Parte: Glorificação de Reconhecimento da Realeza do Poder e da Eternidade de Deus.
(parte final do versículo 13) ...porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 
NOTA: É assim que encerras suas orações? Não!!!??? Sim? Aleluia!!!!! Com certeza, és um grande vencedor!
Verdade Prática
Πρακτική Aλήθεια = Praktikí Alíthia

A oração é o meio {O ÚNICO MEIO} de comunicação que Deus estabeleceu para cultivarmos um relacionamento íntimo e contínuo com ele.
Cultivar, do grego καλλιεργούν.
Preparar para que haja produtos ou frutos futuros.

Através da oração fiel e qualificada o Espírito de Deus prepara o servo  para receber grandes e portentosas bênçãos e privilégios de Deus. 

Leitura Diária
Καθημερινή (Leitura) ανάγνωση (Diária)

Segunda-feira
O Alvo da Oração é Deus
ο στόχος της προσευχής είναι ο Θεός
Gênesis 20:17

17 E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque {REI DOS FILISTEUS NA CIDADE DE GERAR, SUL DA TERRA DE CANAÃ – Abimeleque, do hebraico 'abhiymelekh - significa: pai do rei ou pai real}, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos {eram mulheres estéreis – por motivos biológicos não podiam gerar filhos – A oração de Abraão as tornou fertilizantes}.

Nas grandes viagens, ao montar acampamento, três grandes edificações eram fundamentais a Abraão:
1) Edificava uma tenda para morada provisória.
2) Abria um poço em busca de água, para não desidratar-se no deserto. 
3) Construía um altar para manter-se em comunhão diuturna com Deus. ABRAÃO, ORAVA  EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS....

Terça-feira
Devemos Orar em Todo o Tempo
Προσευχόμαστε όλοι την ώρα
Efésios 6:18
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Observar o texto áureo.
Quarta-feira
A Oração deve Expressar um coração contrito e quebrantado
Προσευχή πρέπει να εκφράζουν μια σπασμένη και συντετριμμένη καρδιά
Salmo 34:17-18

17 Os justos clamam, e YHWH os ouve, e os livra de todas as suas angústias. 
18 Perto está YHWH dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos {συντετριμμένος = cheio de arrependimento} de espírito                               {consciência arrependida, temente a Deus...}. 
Justo, em grego, é δικαίου – dikéu. Etimologia: “Aquele que vive em conformidade com a verdade”. 
Quebrantado, do grego σπασμένα – spasména. 
1) Perder a força, ficando suave.
2) Reduzido a pedaços, fragmentado.
3) Cortado e torcido.
4) Estar em pedaços.
Quinta-feira
Devemos orar por todos os homens e pelas autoridades
Εμείς προσευχόμαστε για όλους τους άνδρες 
και τις αρχές
1 Timóteo 2:1-2

1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo {ANTES DE QUALQUER OUTRA COISA NECESSÁRIA À VIDA}, que se façam deprecações {deprecações são súplicas insistentes}, orações, intercessões, e ações de graças {TENHAS UMA VIDA DE GRATIÃO A DEUS}, ‘por todos os homens’ {a Igreja precisa e deve orar para que Deus liberte e salve homens pobres e ricos; cultos e incultos; bons e ruins – Simultaneamente, a Igreja deve orar pelas autoridades em todos os níveis – pois, deles procedem as leis sociais para o povo de Deus – deles vêm as normas sociais, religiosas, morais... A IGREJA PRECISA ORAR}.
2 Pelos reis {aqueles que governam}, e por todos os que estão em eminência {aqueles que ocupam cargos públicos ou religiosos de alta responsabilidade}, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 
Sexta-feira
Devemos orar com Fé.
Πρέπει να προσευχόμαστε με πίστη
Hebreus 10:22-23

22 Cheguemo-nos {A DEUS} com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 
23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 
.Cheguemo-nos {A DEUS} com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé: Sem fé é impossível agradar a Deus – Hebreus 11:6.

1º Pilar da oração: A Fé.
2º Pilar da Oração: A Vida do servo precisa ser um altar.
3º Pilar da Oração: A Presença da Graça da Humildade no servo.

Sábado
A Oração deve ser feita sempre em nome de Jesus
Η προσευχή πρέπει να γίνεται πάντα 
στο όνομα του Ιησού
João 14:13

13 E tudo quanto pedirdes {a Deus} em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Nota: Primeiro, o servo deve dirigir-Se (usando o nome de Jesus) ao detentor das bênçãos, Deus – Depois, o Filho, fará com que o pedido do servo seja liberado. Ninguém, entretanto, possui méritos próprios para chegar diante de Deus – somente “em nome de Jesus”.  
João 15:16
16 .......tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

....para que o Pai seja glorificado ‘no Filho’.
Todas e quaisquer bênçãos divinas destinadas aos filhos de Deus, são doações especiais procedentes de Jesus. Conseqüentemente, quando o servo agradece ao Filho, o Eterno Pai sente-Se glorificado, honrado. Mt 28:18
Leitura Bíblica em Classe
Ανάγνωση Βιβλική τάξη <{em}Classe>

1 Crônicas 16:8. 10-17 e João 15:16

1 Crônicas 16:8
8 Louvai YHWH, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.

1 Crônicas 16:10-17
10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam YHWH. 
11 Buscai YHWH e a sua força; buscai a sua face continuamente. 
12 Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos {palavras de autoridade} da sua boca; 
13 Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos. 
14 Ele é YHWH nosso Elohiym (Deus); os seus juízos {as riquezas da autoridade que há no nome de Deus} estão em toda a terra. 
15 Lembrai-vos perpetuamente da sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações {ou seja, para todas as gerações}.
16 Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque {Gn 22:16-18}. 
17 O qual também a Jacó confirmou (no Vau de Jaboque, Deus confirmou a chamada de Jacó ao mudar-lhe o nome – Gênesis 32:22ss) por estatuto {isto é, por decreto <...não chamarás mais Jacó, e sim, Israel>}, e a Israel por aliança eterna {Israel é o resultado de uma aliança entre Deus e Abraão }.

João 15:16
16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Comentários do Pr Joel Machado
WWW.enom.zip.net
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: