23/01/2011

O Derramemento do Espírito Santo No Pentecostes

Την επιφοίτηση του Αγίου Πνεύματος την Πεντηκοστή

Texto Áureo
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias – Atos 1:5
Grego: τι ωάννης μν βάπτισεν δατι, μες δ βαπτισθήσεσθε ν Πνεύματι γί ο μετ πολλς ταύτας μέρας.

Nota Especial Pertinente a Atos 1:5
Período
·        Ano 37dC.
·        40 (quarenta) dias após a ressurreição de Jesus e 10 (dez) dias antecedendo  Pentecostes.
Local: Monte das Oliveiras – do hebraico: Har Há-Zeitim.

O que é Batismo com o Espírito Santo?
De onde procede a palavra “batismo?”

Os Três Maiores Tipos de Batismo
Nos Domínios da Salvação Eterna
Mt 3:1-11; 13-17; Mt 28:19; At 8:26-38

1)     O Batísmo nas águas. Celebrado, em princípio (prioritariamente), pelo apascentador de ovelhas.
2)     O Batísmo com Fogo (a natureza carnal queimada).  Mt. 3:11. Ministrado pelo próprio Senhor Jesus. Obs: Ao contrário de todos os outros tipos de batismo, o Batismo com Fogo é o único  ato batismal capaz de salvar o crente. O único. Trata-se da queima de desejos naturais negativos pertinentes à natureza carnal.
3)     O Batísmo com O Espírito Santo. Mt.3:11 e At 1:5. Ministrado pelo próprio Senhor Jesus (manifesta-se como porta aberta para que o crente adentre nos domínios dos Dons Espirituais).

O termo BATISMO

A palavra “batismo”, do grego βαπτισμαvaptisma ou βαπτιζωvaptizo, de forma generalizada, significa: imersão. IMERSÃO, do gr καtάδυσις e do latim IMMERSIONE, Significa: “ato de imergir”.
IMERGIR, do gr καtαδύω e do latim IMMERGERE, significa: “Fazer mergulhar, afundar,  desaparecer, ocultar”.

Doutrinas Básicas Inseridas nos Três Tipos de Batismo

1)     Batismo nas ÁGUAS - Batismo para inclusão do crente no corpo da Igreja Local.
2)     Batismo no (ou com) ESPÍRITO SANTO - Batismo para recebimento de poder de Deus. Porta aberta para Dons Espirituais.
3)     Batismo com FOGO - Batismo para a santificação total da carne do crente. Desejos naturais “perigosos” literalmente queimados. Trata-se do único tipo de batismo capaz de salvar o crente. Gl 2:20.

O Batismo Com O Espírito Santo

Na Obra Missionária

Atos 1:8 “Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Parte “a” – “Mas recebereis a virtude (O PODER) do Espírito Santo”.
Parte “b” – “...que há de vir sobre vós (REVESTIDOS DO PODER DO ESPÍRITO)”.
Parte “c” – “...ser-me-eis testemunhas”.
Parte “d” – “...tanto em Jerusalém” [TESTEMUNHAS EM ‘JERUSALÉM’ – Jerusalém é o bairro onde assenta-se a base da Igreja – Missionários em Jerusalém].
Parte “e” – “...como em TODA a Judéia” [TESTEMUNHAS EM TODA A ‘JUDÉIA’ – Judéia é o município do bairro onde encontra-se a base da Igreja – Missionários na Judéia]
Parte “f” – “ ...e Samaria” [TESTEMUNHAS EM ‘SAMARIA’ – Samaria representa o estado da confederação, ou seja, trata-se do estado da confederação onde encontra-se o município e o bairro da base da Igreja – Missionários em Samaria]
Parte “g” – “...e até aos confins da terra” [TESTEMUNHAS NOS ‘CONFINS DA TERRA’ – isto é, missionários além dos limites territoriais de um estado – Samaria são todos os estados da confederação, incluindo outros povos, nações.. outras culturas...].

As Línguas Estranhas do Batismo com o Espírito Santo
em Atos 2

Primeiro: As línguas estranhas são estranhas (misteriosas), primariamente, às pessoas que pronunciam-nas, mas, nem sempre são estranhas a quem as ouve. Sim!!!! Primeiro: Se o crente possui o Dom de Interpretar Línguas estranhas, as línguas misteriosas deixam de ser estranhas a esse crente (1 Co 12:8 e 10) – Porque a um, revela o Apóstolo Paulo, pelo Espírito (pelo Espírito Santo).... é dada a interpretação (ρμηνεία = erminía = interpretação) de línguas (γλωσσν = glosõn = línguas).  Segundo: No Dia de Pentecostes, em Jerusalém, Deus manifestou de forma prioritária  Sua mensagem de salvação eterna através de línguas estranhas nos lábios de membros do primeiro núcleo da Igreja, as quais eram estranhas a quem falavam-nas, mas, naquele dia de Pentecostes, as línguas estranhas mostraram-se 100% familiares (conhecidíssimas) aos representantes de nações que encontravam-se na cidade de Jerusalém. Sim! Lá, em Jerusalém, estavam, romanos, árabes, egípcios, etc. que ficaram pasmos ao ouvirem pessoas pobres, simples, incultas, tipo aquilo que a própria sociedade conhece como “pés-de-chinelo” falar-lhes de forma direta, perfeita e fluente.
NOTA: Quando Deus deseja expressar-Se, Sua linguagem, nos lábios de Seu povo, jamais funciona de acordo com as regras lingüísticas humanas (a qual é limitada, possui limites irreversíveis). O comportamento lingüístico de Deus é 100% sobrenatural. Ele, o Todo-Poderoso Deus (El Shaday – Theon), unicamente dentro de Sua área, pode perfeitamente usar um analfabeto português em língua francesa, por exemplo, para falar a franceses.... Foi exatamente assim em Pentecostes, quando, cerca de 120 servos de cultura literária acanhadíssima foram cheios do Espírito Santo para falar em línguas estranhas a eles tanto no sentido espiritual (línguas celestiais, divinas) quanto no sentido natural (línguas naturais pertinentes a outros povos). 

Lemos em Atos 2:1-12.
1  E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos juntos  no mesmo lugar.
2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, ‘conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem’.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, ‘porque cada um os ouvia falar na sua própria língua’.
7  E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

8  Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 

9  Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia.
10  E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11  Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12  E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
Portanto:
Existem línguas estranhas sobrenaturais e que podem ser interpretadas por um servo de Deus capacitado com o Dom Espiritual de Interpretação de línguas.
Existem línguas estranhas naturais (idiomáticas), as quais, ao contrário das sobrenaturais, podem manifestar-se ocasionalmente, caso Deus precise falar de forma urgente a diversos povos, procedentes de diversas nações, juntos num mesmo lugar. O Capítulo 2 de Atos, no que tange às línguas estranhas naturais, idiomáticas, não se repete dentro do Novo Testamento. Porém, caso haja necessidade dentro dos serviços de missões da Igreja, certamente Deus não hesitará em trazer de volta o evento das línguas estranhas naturais. É por coisas assim que Ele é Deus. Ele age como quer, aonde quer e usa quem Ele quer. Ele confunde os sábios, os doutores. Trata-se do único Deus que não precisa de medalhões como intermediários Dele. Usou Pedro, o inculto pescador, e não o doutor Gamaliel (At 5:34). Usou a Igreja, e não a séde dos doutores da lei, o

Verdade Prática
Πρακτική Aλήθεια = Praktikí Alíthia


Cremos na atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos Dons Espirituais, conforme prometeu o próprio Cristo e ensinaram os santos apóstolos nas Escrituras.

Nota: Lamentavelmente, uma vez que Satanás sempre desejou ridicularizar a Palavra de Deus e de alguma forma provar aos homens que Deus não é verdadeiro, muitos “estudiosos” (ENTRE ASPAS) da Bíblia Sagrada tudo fazem para que os interesses do Diabo não sejam violados jamais. No que tange à Doutrina do Batismo com o Espírito Santo e dos Dons Espirituais, milhares de “crentes” em nível de pastores, dirigentes, ensinadores, etc, primam em desconsiderar a realidade do Batismo com o Espírito Santo, por exemplo. Isso é satânico, demoníaco, maligno, uma ofensa aberta ao Todo-Poderoso Deus – ao Seu Filho – ao Espírito Santo e à natureza da Igreja. Que tipo de Igreja teríamos sem o Espírito Santo e as Suas infindas manifestações de poder? Respondemos: Uma Igreja morta, desanimada, sem nenhum interesse espiritual!!! Uma casa de religião freqüentada por pessoas boazinhas e nada mais que isso!!!! Como encararíamos as forças e os poderes infernais sem as poderosas manifestações do Espírito Santo? Como? Há, inclusive, denominações evangélicas e nada mais que denominações evangélicas pois não são igreja prática do Senhor Jesus, que não admitem expulsar demônios, glorificações públicas a Deus, etc. INFELIZMENTE, essas instituições denominadas evangélicas encontram milhares de adeptos que abraçam suas loucuras contra a Palavra de Deus – são milhões de pessoas que ouvem-nas, que acreditam. Lembro-me de uma eterna frase de Hitler – CONTE UMA MENTIRA DEZ VEZES E ELA TERÁ CONOTAÇÕES DE VERDADECONTE UMA MENTIRA DEZ VEZES E ELA SERÁ TRANSFORMADA EM VERDADE. O ser humano sempre teve muito mais facilidade para acreditar em mentiras que em verdades. Satanás ainda é o mesmo.

O próprio Senhor Jesus Cristo viu a necessidade de poder santo e extremo! “Recebereis poder”.
O Batismo com o Espírito Santo é atualíssimo na vida da Igreja de Jesus.
Os Dons Espirituais são atuais!!
Para que estas verdades sejam admitidas, necessário se faz que a Igreja seja realmente Igreja do Senhor Jesus, e não apenas denominação evangélica a mais na terra. Ou seja: Igreja cristã (SEGUIDORA DE CRISTO), evangélica ISTO É, COMPROMETIDA COM O EVANGELHO DE JESUS, pentecostal (ACREDITA E ACEITA TODAS AS RIQUEZAS DA DOUTRINA PENTECOSTAL) e fundamentalista (UMA IGREJA QUE NÃO ABRE MÃO DAQUILO QUE JESUS FALOU E SEUS APÓSTOLOS ESCREVERAM).
   
Grego: Πιστεύουμε στην επικαιρότητα του βαπτίσματος στο Άγιο Πνεύμα και την Πνευματική Δώρα, όπως είχε υποσχεθεί ο ίδιος ο Χριστός δίδαξε τους αγίους και αποστόλους στις Γραφές.

Leitura Diária
Καθημερινή (Leitura) ανάγνωση (Diária)

Segunda-feira
Isaias 44:3
A Profecia de Isaías
HEBRAICO: kiy 'yatsâq (DERRAMAREI) mayim (ÁGUA)`al-tsâmê' venozeliym `al-yabbâshâh 'yatsaq (DERRAMAREI) ruchiy (ESPÍRITO) `al-zar`ekhau bhrkhâ (BENÇÃO) thiy `al-tse'etsâ'eykha.
PORTUGUÊS: Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
Derramarei

A palavra derramar procede do hebraico YTSQ à YATSAQ e, etimologicamente, significa: verter, despejar, lançar sobre, derramar entornando para fazer transbordar.
O Espírito Santo não somente é derramado sobre o povo de Deus, e sim é entornado sobre o crente para fazê-lo transbordar. Afinal, o crente precisa e deve ser cheio do Espírito para pregar – cheio do Espírito para ensinar – cheio do Espírito para louvar – cheio do Espírito para orar – cheio do Espírito para evangelizar – cheio do Espírito para falar.....
Derramarei Água Sobre o Sedento
ÁGUA:
70% do corpo físico humano são dominados por água.
¾ do planeta terra são dominados por água. Para que haja chuva, necessário se faz que haja calor do sol sobre essas águas.
As Usinas hidroelétricas dependem de grandes volumes de água procedentes de rios para gerar energia elétrica.
SEM A ÁGUA, portanto, o ser humano não teria vida – viveria às escuras, em trevas, por carência de energia elétrica – a terra perderia sua vida natural. Afinal, ¾ do planeta é composto de água. 
O Espírito Santo se manifesta como água: derramarei (VOU ENTORNAR) água sobre o sedento” “... o meu Espírito”.
O FILHO DE DEUS, em João 4:10 e 14, usou a água ao falar do Batismo com o Espírito Santo – “...água viva...aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
João 7:38 – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva (turbilhões de água viva) correrão do seu ventre”.

SEDENTO (διψασμένος – tzamê, em hebraico): É preciso que o crente tenha uma grande sede. É necessário crer no Senhor Jesus: João 7:38.
SEDE, do grego δίψος – dipsos.
·        Sensação experimentada na boca e na garganta e acompanhada de desejo imperioso de ingerir líquido; secura.  
·        Figurativamente: Desejo veemente.

NOTA: O cristão precisa ser humilde para admitir estar vivendo uma grande sede de poder de Deus. É preciso admitir que a garganta está seca e cansada de pronunciar coisas vazias, simples, desprovidas de poder.

Derramarei Água sobre o Sedento
e Rios “Sobre a Terra Seca”

TERRA SECA: O crente precisa admitir que é pó, terra, barro.
Admitamos que, por mais que oremos, por mais que louvamos, pregamos, ensinamos sob os mais sagrados padrões de vida correta com Deus, A TERRA AINDA ESTÁ SECA. 
É muito difícil a um crente prestigiado, sempre aceso, sempre motivado, referência, etc. ADMITIR QUE, COMO TERRA, AINDA ESTÁ SÊCO E PRECISA DE UMA ABUNDANTE CHUVA EM TODO O SEU CORPO FÍSICO E ESPIRITUAL!!!! Como tem sido difícil admitirmos que precisamos de uma fortíssima chuva espiritual!!!     
O Rio de Deus, anotemos, só pode se manifestar sobre terra seca!!
PRESTEMOS ATENÇÃO: Primeiro, a água precisa cair sobre o crente; depois, um eterno rio se manifestará na vida desse crente.

O Rio, tanto o natural quanto o espiritual,
fala de abundância de água

Sl 65:9 – “Tu (o próprio Deus) visitas a terra e a refrescas; tu a enriqueces grandemente com o Rio de Deus (em termos espirituais: O Espírito Santo), que está cheio de água (água simboliza vida)”.

O Rio é imutável – Jamais muda.
Assim como os rios jamais mudam o curso de seu leito...o curso de suas águas, pois estão sempre no mesmo lugar há milhares de anos, o Espírito Santo também jamais mudará.

O Rio é uma riquíssima fonte de pescaria.
O Rio é uma riquíssima fonte de alimentação.
O Rio é maior que o homem.
O Rio é maior que uma comunidade inteira.
O Rio é maior que a embarcação que nele trafega.
Somente o Rio tem as águas que geram energia elétrica.
As águas do Rio lavam, limpam.
As águas do Rio podem ser perigosas e até são capazes de matar. O CRENTE PRECISA TOMAR CUIDADO COM O PECADO DE BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO.

“Derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha benção, sobre os teus descendentes”

Posteridade e descendentes são a mesma coisa. Απόγονοι = posteridade
Posteridade: Série de indivíduos procedentes da mesma origem.
Descendentes: Os indivíduos que constituem uma descendência.
*Somos posteridade e descendentes do povo de Deus tanto do passado bíblico quanto da era Igreja Primitiva.
*Somos o mesmo povo. Somos filhos do mesmo Pai Celestial. Somos irmãos do mais importante membro da Igreja Primitiva: Jesus. Habitamos na mesma residência: O Corpo DEle. A Igreja. Temos os mesmos hábitos: oramos, louvamos, glorificamos, somos fiéis, falamos em línguas estranhas, evangelizamos, somos perseguidos, estamos pregados na mesma cruz, o sangue que corre no nosso corpo é o mesmo sangue que corria na vida de Pedro, Tiago, João, Paulo....: O SANGUE DE JESUS....relacionamo-nos diuturnamente com o mesmo Deus de Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Isaías, Jeremias.... ALELUIA!!!!

Admitamos que, à margem de quaisquer tipos de títulos, sempre estamos sedentos. Todos os dias. Todas as horas. O Espírito de Deus jamais diz: BASTA!!! CHEGA!!!! ESTÁ BOM!!!! NÃO PRECISA MAIS!!!! Não!!!!! Davi disse: O meu cálice transborda. Sejamos mais, e mais, e mais sempre cheios....
O poder da vida de Deus no crente está unicamente no Espírito Santo. Não há outra senha para que o crente adentre nos domínios do poder sobrenatural. AMÉM!

Terça-feira
Joel 2:28-31
A Profecia de Joel
Revelação do Apóstolo Pedro,
pertinente à promessa divina inserida em Joel 2:28-31.
Atos 2:16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: (17) E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; (18) E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão

HISTORICAMENTE, a mensagem profética de Joel destina-se à Nação de Israel. Zc 12.
ESPIRITUALMENTE, a profecia de Joel é 100% aplicável a todos os membros da Igreja do Senhor Jesus na Nova Aliança.

·         28. E há de ser que, depois (ISTO É, DEPOIS DAS BENÇÃOS DAS CHUVAS TEMPORÃS {chuvas do começo do outono – Setembro e Outubro [chuvas que preparam o terreno para o plantio]} E SERÔDIAS {chuvas da primavera – Março e início de Abril nas nações de calendário gregoriano [chuvas que preparam o fruto para a primeira grande colheita em Israel]} ) derramarei ('etsâq) o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
·         29. E também sobre os servos e sobre as servas (escravos masculinos e femininos) naqueles dias derramarei o meu Espírito.

A MENSAGEM DOS VERSÍCULOS 30-31 DESCREVE JUÍZO DIVINO
DESTINA-SE AOS INIMIGOS DE ISRAEL
O JUÍZO DESCRITO NESTES DOIS VERSÍCULOS,
SERÃO FINALIZADOS NO TÉRMINO DA GRANDE TRIBULAÇÃO
NA GUERRA DE ARMAGEDOM
A DESCRIÇÃO DESSES JUÍZOS, NESTES DOIS VERSÍCULOS, NÃO OBEDECEM UMA ORDEM CRONOLÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À MANIFESTAÇÃO DOS JUÍZOS DE DEUS – NÃO IMPORTA!!!!

·         30. E mostrarei prodígios (sinais sobrenaturais) no céu (convulsões naquilo que chamamos de espaço celestial, etc), e na terra (na terra de Israel {antes que o anticristo manifeste-se na terra de Israel para abominar o território hebreu, a presença de nações gentílicas “amigas” e inimigas no solo israelense é um sinal do Céu – “OLHAI PARA A FIGUEIRA [ISRAEL] E PARA TODAS AS ÁRVORES [AS NAÇÕES GENTÍLICAS = Lc 21:29]} e nos dois hemisférios do globo terrestre), sangue e fogo, e colunas de fumaça.
·         31. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.

Quarta-feira
Mateus 3:11
A Profecia de João Batista

GREGO: γ μν μς βαπτίζω ν δατι (BATIZO COM ÁGUA) ες μετάνοιαν· δ πίσω μου ρχόμενος σχυρότερός μου στίν, ο οκ εμ κανς τ ποδήματα βαστάσαι· ατς μς βαπτίσει ν Πνεύματι γί κα πυρί (ELE VOS BATIZARÁ COM ESPÍRITO SANTO E FOGO)

δατι = Água.
Βαπτίσει = Batizará.
Πνεύματι γί = Espírito Santo.
Πυρί = Fogo.

Mateus 3:11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo (LER COMENTÁRIO NAS PRIMEIRAS PÁGINAS).

Quinta-feira
At 1.5
A Promessa de Jesus
GREGO: τι ωάννης μν βάπτισεν δατι, μες δ βαπτισθήσεσθε (vaptisthísesthe = sereis batizados [ISTO É, SEREIS MERGULHADOS]) ν (en = no) Πνεύματι (Pnevmati = Espírito) γί (Hagío [Ragío] = Santo) ο μετ πολλς ταύτας μέρας.

MERGULHADOS NO ESPÍRITO SANTO: é o crente entrando NEle!
Prestemos atenção: Quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor, Libertador e Salvador nosso, Ele, o Espírito Santo, entra para dentro do crente – POR OUTRO LADO, quando Jesus Cristo batiza o crente com o Espírito Santo, ocorre o contrário, pois, nesse caso, É O CRENTE QUE ADENTRA NA VIDA PODEROSA DO ESPÍRITO SANTO. Aleluia!

At 1:5 Porque, na verdade, João batizou com água (ISTO É, JOÃO USOU A ÁGUA PARA EFETUAR UM TIPO DE BATISMO), mas vós sereis batizados com o Espírito Santo (JESUS CRISTO, USA O ESPÍRITO SANTO PARA EFETUAR UM OUTRO TIPO DE BATISMO), não muito depois destes dias (O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO VEIO EXATAMENTE DEZ DIAS APÓS ESTA PROMESSA – Comparar At 1:5 c/At 2:1).

Sexta-feira
At 2:38-40
A Proclamação do Evangelho
GREGO: Πραξ. 2:38 Πέτρος δ φη πρς ατούς· μετανοήσατε, κα βαπτισθήτω καστος μν π τ νόματι ησο Χριστο ες φεσιν μαρτιν, κα λήψεσθε τν δωρεν το γίου Πνεύματος.
Πραξ. 2:39 μν γάρ στιν παγγελία κα τος τέκνοις μν κα πσι τος ες μακράν, σους ν προσκαλέσηται Κύριος Θες μν.
Πραξ. 2:40 τέροις τε λόγοις πλείοσι διεμαρτύρετο κα παρεκάλει λέγων· σώθητε π τς γενες τς σκολις ταύτης.

·         38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo (A EXPRESSÃO “EM NOME DE JESUS” NÃO DÁ RESPALDO PARA CRIAÇÃO DE UMA DOUTRINA PEDRINA PARA O BATISMO NAS ÁGUAS – PEDRO, O DISCÍPULO, NÃO TEM POR FINALIDADE CONTRARIAR O MESTRE JESUS, OFUSCANDO A DOUTRINA DO BATISMO NAS ÁGUAS PROMULGADA PELO SENHOR EM MATEUS 28:19 – TRATA-SE DE UMA EXPRESSÃO MILENAR COMUM AOS SERVOS DE DEUS EM TODOS OS TEMPOS E EM TODOS OS LUGARES, EQUIPADOS DE AUTORIDADE PARA FALAR – PEDRO, NA REALIDADE, DISSE: Em nome de Jesus, arrependei-vos, e cada um de vós seja batizadoInfelizmente, agentes satânicos de plantão, vêem aqui, uma outra modalidade de batismo nas águas, um batismo que exclui Deus-Pai e Deus-Espírito Santo – REPITO: Esse pessoal consegue arrebanhar adeptos), para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
·         39 Porque a promessa (ISTO É, A PROMESSA DE BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO) vos diz respeito a vós (AQUI, A MENSAGEM DE PEDRO DESTINA-SE AO POVO DE ISRAEL, REPRESENTADO, NAQUELE DIA, POR UMA MULTIDÃO DE HEBREUS DE TODO O PAÍS QUE ENCONTRAVA-SE EM JERUSALÉM FACE À FESTA DA PÁSCOA), a vossos filhos (DESCENDENTES), e a todos os que estão longe (ISTO É, LONGE DOS TERMOS DE ISRAEL, À MARGEM DA CULTURA HEBRÉIA, OS GENTIOS), a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar (OU SEJA, É PRECISO DIZER “SIM” AO CONVITE DA SALVAÇÃO ETERNA).
·         40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa (A GERAÇÃO DE HEBREUS QUE MATOU O SENHOR JESUS ASSOCIADA AO POVO DE ROMA).
Versículo 40, em Grego bíblico: τέροις τε λόγοις πλείοσι διεμαρτύρετο κα παρεκάλει λέγων· σώθητε π τς γενες (geneãs = geração) τς σκολις (skoliãs = perversa) ταύτης.
.Geneãs skoliãs = “Raça ferina, imoral, traiçoeira e malígna”.

Sábado
Atos 2:42
Maior Perseverança em Deus
GREGO: Πραξ. 2:42 σαν δ προσκαρτεροντες τ διδαχ τν ποστόλων κα τ κοινωνί κα τ κλάσει το ρτου κα τας προσευχας.

At 2:42 E perseveravam (a Igreja de Jesus no raiar do sol) na doutrina dos apóstolos (os apóstolos eram iguais a Jesus quando falavam e ensinavam; quando oravam e pregavam; quando andavam e quando louvavam....), e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Sete Aspectos da Igreja em Atos
Segredos do Sucesso como Povo de Deus

1.      Fidelidade aos ensinos dos apóstolos - 2:42-47.
2.      Profunda vocação para orar ‘com eficácia’ - 1:24.
3.      Cada espaço de tempo era aproveitado. 5:29-32; 8:4.
Obs: ‘Igreja atuante – prática’.
4.      Coragem e autoridade para dizer NÃO ao engano - 5:1-11; 8:18-24.
5.      A Igreja (1o) mostrava-se como um organismo vivo sempre inspirado em Jesus e (2o – depois) organizava-se como uma instituição visível (A DENOMINAÇÃO CRISTÃ EVANGÉLICA QUE, ANTES DE SER DENOMINAÇÃO CRISTÃ, RESPEITA SUA NATUREZA, OU SEJA, ANTES DE SER ASSEMBLÉIA DE DEUS, É PRECISO NÃO APENAS SER O CORPO DE JESUS NA TERRA, MAS, SOBRETUDO, MOSTRAR ESSE CORPO AOS PECADORES QUE PRECISAM ARREPENDER-SE DE SEUS ATOS PECAMINOSOS) em 6:1-7.
6.      A Igreja mostrava-se diuturnamente firme dentro de um sistema doutrinário capaz de regê-la até à volta de Jesus para arrebatá-la: o sistema doutrinário apostólico. Capítulo 15.
7.      A Igreja ouvia e atendia a voz de sua vocação missionáriaCapítulos 13-28.

Leitura Bíblica em Classe
Ανάγνωση Leitura Βιβλική Bíblica 
τάξη {em}Classe

Atos 2:1-6, 12
Πράξεις των Αποστόλων
Práksis ton Apostólon
Atos dos Apóstolo

GREGO
Πραξ – Prasks (Atos). 2:1 Κα ν τ συμπληροσθαι τν μέραν τς πεντηκοστς σαν παντες μοθυμαδν π τ ατό.
Πραξ. 2:2 κα γένετο φνω κ το ορανο χος σπερ φερομένης πνος βιαίας, κα πλήρωσεν λον τν οκον ο σαν καθήμενοι·
Πραξ. 2:3  κα φθησαν ατος διαμεριζόμεναι γλσσαι σε πυρός, κάθισέ τε φ᾿ να καστον ατν,
Πραξ. 2:4  κα πλήσθησαν παντες Πνεύματος γίου, κα ρξαντο λαλεν τέραις γλώσσαις καθς τ Πνεμα δίδου ατος ποφθέγγεσθαι.
Πραξ. 2:5 σαν δ ν ερουσαλμ κατοικοντες ουδαοι, νδρες ελαβες π παντς θνους τν π τν ορανόν·
Πραξ. 2:6 γενομένης δ τς φωνς ταύτης συνλθε τ πλθος κα συνεχύθη, τι κουον ες καστος τ δί διαλέκτ λαλούντων ατν.
Πραξ. 2:12 ξίσταντο δ πάντες κα διηπόρουν, λλος πρς λλον λέγοντες· τί ν θέλοι τοτο εναι.

Epílogo
o  Crente não morre, dorme.
o  Não se sepulta um crente: Planta-se uma semente. Essa semente germinará no dia do arrebatamento da Igreja.

Estudos do Pr Joel Machado - Instituto Bíblico de Teologia Cristã Enom - Excelência em Teologia! 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: