27/02/2011

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA


A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA
Η (A) ζημαζία (Importância) ηηρ (da) πειθαπσίαρ (Disciplina) ζηην (na) Εκκληζία (Igreja)
Texto Áureo
Kείμενο Xπςζό <Áureo>
‘Toda disciplina, com efeito, no momento, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; mas depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça’ – Hebreus 12:11
Grego: πᾶζα (pãsa=toda) δὲ (de=e) παιδεία (pedía=disciplina) ππὸρ (prõs=em) μὲν (men=por um lado) ηὸ (tõ=o) παπὸν (parõn=presente) οὐ (u=não) δοκεῖ (doki=parece) σαπᾶρ (charãs=de alegria) εἶναι (ine=ser), ἀλλὰ (alã=mas) λύπηρ (lýpis=de tristeza), ὕζηεπον (hýsteron (PRONÚNCIA: rrýsteron)=depois) δὲ (de=por outro lado) καππὸν (karpõn=fruto) εἰπηνικὸν (irinikõn=pacífico) ηοῖρ (tis=aos) δι᾿(di=por) αὐηῆρ (aftis=ela) γεγςμναζμένοιρ (gegymnasménis=exercitados) ἀποδίδυζι (apodídosi=retribui ou produz) δικαιοζύνηρ (dikeosýnis=de justiça).
Nota Especial
Pertinente a Hebreus 12:11
O escritor bíblico, no que tange à Disciplina, usa o termo grego παιδεία – pedía, que indica instrução e ensino que mostram obediência à sujeição, efetuados por um mestre – Ensino que requer sujeição a princípios – Educação escolar que requer organização com ordem e obediência à autoridade – Respeito e obediência a mandamentos, regras, padrões, leis, dogmas. O escritor bíblico poderia usar outros termos gregos para a palavra disciplina, tais como: πειθαπσία, κλάδορ, μάθημα, ςποηαγή, αςηοπειθαπσία, εςπείθεια, ςπακοή. O escritor bíblico, no entanto, alheio à sua vontade natural, usou o termo grego etimologicamente adequado ao Espírito de Deus (παιδεία – pedía), para falar aos filhos do Eterno em todos os tempos e em todos os lugares. Com absoluta certeza as etimologias pertinentes aos outros termos não atenderiam as urgentes necessidades do Espírito do Senhor. Tristeza, do grego λύπηρ – lýpis = Aflição com inquietação – angústia – melancolia profunda e duradoura – Caráter triste e inquieto causado pela idéia de erros e culpas imaginários ou doenças imaginárias ou por preocupações com o
Página 2 de 7
próprio estado de vida – Sentimento de pena ou inquietação – Estado daquele que vive triste – Sentimento de dor moral e decepção. Fruto de Justiça, do grego ἀποδίδωζι ηηρ δικαιοζύνηρ – apodídosi tis dikeosýnis = Efeito ou resultado daquele que vive em conformidade com o direito – Aquilo que é produzido como resultado da prática e exercício daquilo que é de direito, correto, justo, imparcial, conforme à razão e justiça.
Verdade Prática
Ππακηική Aλήθεια = Praktikí Alíthia
A essência da disciplina é o ensino e o seu objetivo é levar-nos a andar de acordo com a vontade de Deus.
Grego: Η (A) οςζία (essência) ηηρ (da) πειθαπσίαρ (disciplina) είναι (é) η (o) διδαζκαλία (ensino) και (o) ζηόσορ (objetivo) ηος (seu) είναι (é) να μαρ οδηγήζει (levar-nos) πεππαηήζει (andar), ζύμθυνα ({de} acordo) με (com) ηο (a) θέλημα (vontade) ηος (de) Θεού (Deus – Theú é o termo grego que identifica Deus como “O Deus Altíssimo”). Essência, do grego οςζία – usía. Etimologias: O ápice – O ponto principal – A posição mais elevada – O íntimo. Ensino, do grego διδαζκαλία – didaskalía. Etimologias: Instrução; Instruções relativas ao modo de usar alguma coisa; iluminar; adornar com iluminuras; fazer com que arda; derramar luz sobre; tornar luminoso; pôr luminárias em; esclarecer para inspirar; acender. θέλημα (vontade) ηος (de) Θεού (Deus – Theú é o termo grego que identifica Deus como “O Deus Altíssimo”) Thélima tu Theú = vontade de Deus. Etimologias: Desejo veemente do Deus Celestial – O querer dos interesses do Deus Altíssimo – A intenção daquele que é eterno.
Leitura Diária
Καθημεπινή (Leitura)
ανάγνωζη (Diária)
Segunda-feira
Pv 23:12
.Η πειθαρτία Κινήηρων
.O Incentivo à Disciplina 12 Aplica o teu coração (o teu sentimento) à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento (às palavras do saber).
APLICAR: Do hebraico hishkia, significa: Empregar com atenção – Adaptar-se com aplicação – Amoldar com disciplina.
Nota
O coração de um cristão instruído, basicamente (pois, outras diversas literaturas precisarão assessorar a Bíblia), nos domínios das Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus, manifesta-se,
Página 3 de 7
simultaneamente, como: “a sede sentimental do servo” - “a porta da vida sempre aberta para Deus” e a “sala de exposição de quatro mobílias sobrenaturais” pertinentes aos filhos de Deus: 1º Um Trono para Deus – 2º Um Trono para Jesus – 3º Um Trono para o Espírito Santo e 4º Uma Cruz Fincada para o próprio cristão.
Terça-feira
Hebreus 12:7
.Κάποιος ποσ σποζηηρίζει ηη Σσνθήκη έτει ως Υιός Διόρθωζη
.Aquele que Suporta a Correção é Tratado como Filho
7 Se suportais (hebraico: SHaVaL – Etimologias: suportar; tolerar, padecendo com resignação e paciência) a correção (castigo que ensina ou castigo com o fim de ensinamento), Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Quarta-feira
Jeremias 6:8
.Ο Θεός προειδοποιεί ηον λαό ηοσ όηι εάν Σωζηό
.Deus Adverte seu Povo a que se Corrija 8 Corrige-te (aqui, corrigir vem do hebraico TiKeN e indica “modificar” {modifica-te}), ó Jerusalém (sede da monarquia do País de Judá – coração de Israel – berço de nascimento do Salvador do mundo, o Filho de Deus – Lugar das maiores e melhores mensagens proféticos pertinentes ao futuro do povo hebreu – Lugar escolhido para ser trono de Deus {ENFIM: Jerusalém pode perfeitamente manifestar-se como símbolo do crente escolhido [ESCOLHIDO como lugar de nascimento e crescimento do Filho de Deus e trono do Senhor na terra]}), para que a minha alma (isto é, para que as riquezas da minha vida e do meu Espírito) não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada.
Deus espera o máximo de todos os seus servos
Uma vez que temos como referência Jr 6:8, leiamos, então, o que revela-nos o Senhor em relação a Seu povo nos dias do Profeta Isaías – 5:1-30
(a) A VINHA: Israel e Judá. 5:7.
(b) A VINHA CERCADA: Deus manifestando-se como “O Guarda de Israel”.
(c) A VIDEIRA OU A VIDE: O povo de Israel-Norte e o povo de Judá.
(d) O OUTEIRO FÉRTIL: A terra especial de todo o território de Israel.
(e) A TERRA LIMPA DAS PEDRAS: Todo o território de Israel sem os cananeus e todos seus elementos de cultos, os quais foram desalojados da antiga Canaã.
(f) EXCELENTES VIDES PLANTADAS: As doze tribos procedentes de Jacó e José.
(g) A TORRE EDIFICADA PARA AMPARAR AS VIDES: A Lei do Senhor em todo o Estado de Israel.
(h) O LAGAR CONSTRUÍDO NA VINHA: Aponta para o bom sabor que Deus esperava de Israel-Norte e Judá, como consequência de sua observância à Lei Mosaica.
(i) O LAVRADOR: Deus.
(j) AS UVAS BOAS: Aponta para o fato de que Deus esperava que Israel e Judá fossem árvores produtoras de frutos açucarados.
(k) UVAS BRAVAS: Os povos de Israel e Judá sempre relacionados com a idolatria, profanações, pecados, etc. etc.
Página 4 de 7
(l) A VINHA ABERTA E PISADA: Israel e Judá invadidos pelos assírios no ano 722 aC. e Judá pelos babilônia a partir do ano 605 aC.
(m) A VINHA DESERTA: Aponta para Israel-Norte que nunca mais voltou a ser povoado e para Judá que ficaría 70 anos no cativeiro babilônico.
Quinta-feira
Pv 29:15
.Πειθαρτία και Διόρθωζη Περπαηήζηε μαζί
.Disciplina e Correção Andam Juntas
15 A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.
Palavras de Davi diante de Deus:
“A tua vara (A TUA DISCIPLINA) e o teu cajado (A TUA PALAVRA) me consolam” – Sl 23:4 (parte final)
A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe (Pv 29:15).
VARA.
Infelizmente, os atuais defensores dos direitos humanos e a própria sociedade moderna não mostram-se aptos sequer para olhar, ler e entender a vontade divina no que tange à educação paterna, familiar. Os conceitos bíblicos de disciplina familiar, amor paternal e outras riquezas do mesmo naipe não podem ser aceitos pela sociedade da qual somos membros. São conceitos, dizem, arcaicos, desumanos e até desrespeitam direitos humanos. Na realidade, como sociedade, vivemos na prática uma demolidora transformação moral no seio da civilização humana. O que era bom e agradável a pais e filhos, por exemplo, há cerca de vinte anos passados, hoje, já não presta mais. O que era imprestável, hoje, tornou-se prestável.
Como sociedade “organizada” mostramo-nos 100% preocupados com o sistema de disciplina (NÃO CONFUNDIR DISCIPLINA COM VIOLÊNCIA FÍSICA) de crianças na casa do vizinho, etc, mas não estamos nem um pouco interessados em olhar com responsabilidade para crianças abandonadas, que cheiram drogas em todas esquinas de ruas e que assaltam, roubam e matam. Todas essas crianças, indistintamente, procedem de famílias indisciplinadas, incorretas, desorganizadas, infiéis a Deus e que marginalizam a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus como maior e singular manual familiar.
Hoje, dentro dessa sociedade “super organizada”, caso o choro de crianças chegue aos ouvidos de vizinhos, acredite, os pais dessas crianças poderão ser surpreendidos não somente por grupos de direitos humanos defensores de leis protetoras de crianças e adolescentes, mas também uma viatura de polícia poderá estacionar na porta de casa.
Anotemos: A família é a célula mater da civilização humana.
A) Primeiro: A Família.
B) Segundo: A Igreja.
C) Terceiro: A Sociedade.
D) Quarto: A Nação (ou nações).
Página 5 de 7
PORTANTO, quando a família vai mal, com certeza isso refletirá na Igreja e, se a Igreja não está bem, certamente isso refletirá na sociedade. Finalmente, se a sociedade vai mal na prática de seus atos, com certeza isso refletirá nos poderes da nação!!!! Afinal, de onde procedem nossos políticos e militares? De onde procedem os pastores e os doutores em medicina, etc, etc? Da família!! Que tipo de família libera hoje crianças para receberem instruções escolares em escolas públicas e instruções bíblicas em templos evangélicos? Que tipo de família está enviando crianças às escolas e templos evangélicos? Que tipo de família está liberando policiais civis e militares para que esses prestem serviços à sociedade? Que tipo de família está liberando homens para que esses sejam pastores evangélicos?
Tanto a escola secular quanto a Igreja do Senhor Jesus não têm a função de educar crianças. Escolas e Igreja, instruem. Família, educa. Há pais que costumam dizer: MEU FILHO NASCEU NA IGREJA – MEU FILHO FOI CRIADO NA IGREJA. Isso explica o grande índice de crianças mal educadas dentro de templos evangélicos! Lugar de criança nascer e ser criada é no seio da família e nunca dentro de templos evangélicos.
VARA do hebraico MaTêH procede do hebraico MaTaH.
Obs: A vara revelada como elemento disciplinador não trata-se de simbolismo, não! É vara, mesmo. A mensagem é literal. Porém, como usar a vara?
Quando Jeremias experimentou o primeiro contato com YHWH, Este perguntou-lhe o que via e, de imediato, Jeremias respondeu-Lhe estar vendo uma vara de amendoeira (Jr 1:11-12). YHWH, então, voltou a falar, dizendo: “Viste bem, porque eu velo pela minha Palavra”. Na realidade, com base na visão da vara de amendoeira e na fala do Senhor (EU VELO PELA MINHA PALAVRA...), YHWH estava a dizer: Jeremias, eu vigio a minha Palavra – se alguém a violar, certamente será disciplinado com vara (AQUI, SIM, A VARA É SIMBOLISMO – Símbolo de disciplina que arde na pele da ovelha).
No que tange à vara como elemento de disciplina pertinente a filhos (e existe uma diversidade de outros elementos igualmente eficazes e avalizados pela Bíblia Sagrada), os pais precisam e devem entender que é irrecomendável a aplicação de disciplina em momentos de rancor, ira, ódio, explosão e comportamentos do mesmo naipe. A disciplina com vara deve ser rápida e com misericórdia. Disciplinar filhos não significa espancá-los, golpeá-los, feri-los física e moralmente. Disciplina a filhos aplica-se com amor e amor não é sinônimo de afastamento de castigo! A história de pastores e ovelhas em apriscos, por exemplo, no que tange a disciplina, revela-nos que, esses pastores, ao usarem a vara para disciplinar suas ovelhas, usavam-na unicamente nas pernas, nunca na cabeça, nas orelhas, na face, na boca... Há pais que gastam cerca de 10 a 15 minutos esmurrando crianças – aplicando-lhes tapas e aos berros.... Pensemos bem como temos disciplinado nossos filhos. Não forjemos inimigos dentro de nossa própria residência.
15 (hebraico): shêbheth vethokhachathyittên chokhmâh (SABEDORIA: Talento, inteligência notável, habilidade, destreza, capacidade –
Página 6 de 7
usava-se também o hebraico chokhmâh para indicar moeda e medida de peso da antiga Grécia) vena`ar meshullâch mêbhiysh (ENVERGONHA {encher de embaraço, de receio e desonra; vermelhidão nas das faces causado pelo embaraço}) 'imma
Sexta-feira
Hebreus 12:6
.Διορθώνει ηο Θεό ως Παηέρα
.Deus nos Corrige como Pai
6 Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. GREGO: ὃν (hon {ron} = a quem) γὰπ (gar = pois) ἀγαπᾷ (agapã = ama) Κύπιορ (Kýrios = Senhor) παιδεύει (pedeý = disciplina), μαζηιγοῖ (mastigi = açoita) δὲ (de = e) πάνηα (panda = todo) ςἱὸν (hyon {rion} = filho) ὃν (hon {ron} = a quem) παπαδέσεηαι (paradéchete = acolhe).
AÇOITA – μαζηιγοῖ = mastigi – Disciplinar castigando – Punir, dando castigo – Aperfeiçoar, limando {desbastando com a lima} – lmpor-se castigo – Fustigar impondo a força.
Hebraico THSaRaPF – Purificar com fogo – Refinar com fogo.
Sábado
Hebreus 12:8
.Επιδιώκοσμε Πειθαρτία
.Devemos Buscar a Disciplina
8 Mas, se estais sem disciplina {SE VIVES DESORDENADAMENTE, SEM SUJEIÇÃO À OBEDIÊNCIA, SEM LEI, SEM MANDAMENTOS, REGRAS}, da qual todos {OS MEMBROS DO CORPO DE JESUS = A IGREJA} são feitos participantes, sois então bastardos {ISTO É, SOIS FILHOS SEM PAI – do grego νόθοι – nóthi = bastardos }, e não filhos {E NÃO FILHOS DE DEUS}.
Leitura Bíblica em Classe
Ανάγνωζη Βιβλική
ηάξη <{em}Classe>
Atos 5:1-11
GREGO
Ππαξ. 5:1 Ἀνὴπ δέ ηιρ Ἀνανίαρ ὀνόμαηι ζὺν Σαπθείπῃ ηῇ γςναικὶ αὐηοῦ ἐπώληζε κηῆμα
Página 7 de 7
Ππαξ. 5:2 καὶ ἐνοζθίζαηο ἀπὸ ηῆρ ηιμῆρ, ζςνειδςίαρ καὶ ηῆρ γςναικὸρ αὐηοῦ, καὶ ἐνέγκαρ μέπορ ηι παπὰ ηοὺρ πόδαρ ηῶν ἀποζηόλυν ἔθηκεν. Ππαξ. 5:3 εἶπε δὲ Πέηπορ· Ἀνανία, διαηί ἐπλήπυζεν ὁ ζαηανᾶρ ηὴν καπδίαν ζος, τεύζαζθαί ζε ηὸ Πνεῦμα ηὸ Ἅγιον καὶ νοζθίζαζθαι ἀπὸ ηῆρ ηιμῆρ ηοῦ συπίος; Ππαξ. 5:4 οὐσὶ μένον ζοι ἔμενε καὶ ππαθὲν ἐν ηῇ ζῇ ἐξοςζίᾳ ὑπῆπσε; ηί ὅηι ἔθος ἐν ηῇ καπδίᾳ ζος ηὸ ππᾶγμα ηοῦηο; οὐκ ἐτεύζυ ἀνθπώποιρ, ἀλλὰ ηῷ Θεῷ. Ππαξ. 5:5 ἀκούυν δὲ ὁ Ἀνανίαρ ηοὺρ λόγοςρ ηούηοςρ πεζὼν ἐξέτςξε, καὶ ἐγένεηο θόβορ μέγαρ ἐπὶ πάνηαρ ηοὺρ ἀκούονηαρ ηαῦηα. Ππαξ. 5:6 ἀναζηάνηερ δὲ οἱ νεώηεποι ζςνέζηειλαν αὐηὸν καὶ ἐξενέγκανηερ ἔθαταν. Ππαξ. 5:7 Ἐγένεηο δὲ ὡρ ὡπῶν ηπιῶν διάζηημα καὶ ἡ γςνὴ αὐηοῦ, μὴ εἰδςῖα ηὸ γεγονόρ, εἰζῆλθεν. Ππαξ. 5:8 ἀπεκπίθη δὲ αὐηῇ ὁ Πέηπορ· εἰπέ μοι, εἰ ηοζούηος ηὸ συπίον ἀπέδοζθε; ἡ δὲ εἶπε· ναί, ηοζούηος. Ππαξ. 5:9 ὁ δὲ Πέηπορ εἶπε ππὸρ αὐηήν· ηί ὅηι ζςνεθυνήθη ὑμῖν πειπάζαι ηὸ Πνεῦμα Κςπίος; ἰδοὺ οἱ πόδερ ηῶν θατάνηυν ηὸν ἄνδπα ζος ἐπὶ ηῇ θύπᾳ καὶ ἐξοίζοςζί ζε. Ππαξ. 5:10 ἔπεζε δὲ παπασπῆμα παπὰ ηοὺρ πόδαρ αὐηοῦ καὶ ἐξέτςξεν· εἰζελθόνηερ δὲ οἱ νεανίζκοι εὗπον αὐηὴν νεκπάν, καὶ ἐξενέγκανηερ ἔθαταν ππὸρ ηὸν ἄνδπα αὐηῆρ. Ππαξ. 5:11 καὶ ἐγένεηο θόβορ μέγαρ ἐθ᾿ ὅλην ηὴν ἐκκληζίαν καὶ ἐπὶ πάνηαρ ηοὺρ ἀκούονηαρ ηαῦηα.
PORTUGUÊS 1 MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade. 2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. 11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
Comentários do Pr Joel Machado
WWW.enom.zip.net
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Jan Samuel disse...

Salmo 121
Isaías 45 versículo 1-2-3
me fez tão feliz hoje
por isso estou compartilhando com você

Deus abençoe você e sua família
Nada é impossível para Deus
e ele está conosco todos os dias
Saudações de
Jan