19/02/2011

QUANDO A IGREJA DE CRISTO É PERSEGUIDA

Quando a Igreja de Cristo é Perseguida
Όταν η Εκκλησία του Χριστού έχει διωχθεί
HOtan {Quando} i {a} Eklisía {Igreja} tu {de} Christú {Cristo} échi {é} diochthí {perseguida}

Texto Áureo
Kείμενο {Texto} Xρυσό {Áureo}
Bem aventurados (makári = felicidade com prazer e júbilo – a felicidade do Céu – a vida segundo as finalidades últimas e a sorte final do homem junto a Deus) sois (este)quando (hótan {rrótan}) injuriarem (onidísosin=insultarem), e (ke) perseguirem (dióksosin), e (ke), mentindo(psefdómeni), disserem (iposin) todo (pân) mal (poniron)contra (kath) vós (ýmon), por causa de (héneken {rréneken}) μο (emu)  Mateus 5:11
Grego {de Mt 5:11}: μακάριοί στε ταν νειδίσωσινμς κα διώξωσι κα επωσι πν πονηρν ῥῆμα καθ᾿ὑμν ψευδόμενοι νεκεν μο.

.Bem-aventurados sois vós (os servos) quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo,
disserem todo o mal por minha causa....
5:11
μακαριοι = makari = benditos
εστε = este = sois
ταν = hotan {pronuncia-se RRÓTAN} =quando
ονειδισωσιν = onivisosin = insultarem
υμας = ymas = a vós
και = ke = e
διωξωσιν = vioksosin = perseguirem
και = ke = e
ειπωσιν = iposin = disserem
παν = pan = todo
πονηρον = poniron = mal
καθ = kath = contra
υμων = ymon = vós
[ψευδομενοι] = psevomeni =mentindo
νεκεν = héneken {pronuncia-se RRÉNEKEN} = por causa de
εμου = emu = mim.

Prestemos atenção na leitura
do versículo anterior ao versículo 11
Mt 5:10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vóspor minha causa.

·        No versículo 10 o cristão é bem-aventurado por ser perseguido por causa da JUSTIÇA.
·        No versículo 11 o cristão é bem-aventurado por ser perseguido por causa de JESUS.

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vóspor minha causa.

NOTA: A trama entre a irmã do infante Moisés e a mãe do mesmo diante da filha de Faraó, no intuito único de preservar o infante hebreu, é e sempre será uma trama de vidas {mãe e irmã de Moisés} bem-aventuradas.

JOSÉ deixou parte de suas vestes nas mãos da mulher de Potifar, dando a esta totais provas documentais contra sua própria vida. No entanto, calou-se para sempre preferindo a alegria interna por manter-se santo diante de Deus. BEM-AVENTURADO JOSÉ.

Obs especial: A etimologia da palavra ψευδομενοι = psevomeni = mentindo {no versículo 11}, é “raciocínio de mentiroso”. RACIOCINAR, em grego antigo, é διαλέγομαι - dialégome, significa: Fazer uso da razão usando a lógica ou aquilo que é correto. O termo grego para a palavra mentiroso é ψευδής – psevdís, que significa: “aquele que pratica a mentira”, enganando com a aparência”. Portanto, raciocinar{ψευδομενοι = psevomeni} como mentiroso é uma coisa; ser mentiroso {ψευδής – psevdís} é uma outra coisa.
] 

Verdade Prática
Πρακτική Aλήθεια = Praktikí Alíthia

Apesar das (a despeito de; ainda que) perseguições contra a Igreja de Cristo (perseguições religiosas, culturais, satânicas, carnais, políticas, sociais, pessoais...), o Evangelho (a Palavra do Filho – a base da palavra de Deus em toda a Bíblia Sagrada – a maior e mais distinta revelação de Deus à humanidade) torna-se, a cada dia, mais universal e influente. Nenhuma perseguição haverá de deter o avanço da Igreja.
·        Por que o Evangelho de Jesus sofre as mais atrozes e ferrenhas perseguições no decorrer da história? Porque é a Palavra do Filho de Deus!
·        Por que a Igreja de Jesus, simultaneamente, cresce, assustadoramente em todo o território mundial e, ao mesmo tempo é tão rejeitada? Por que é a Igreja de Jesus!
·       Jesus, prometeu (Mt 16:18): π (epi = sobre)ταύτ (tafti = esta)  πέτρ (pétra = pedra)οκοδομήσω (ikodomíso = edificarei) μου(mu = minha) τν (tin = a) κκλησίαν(eklisían = Igreja), κα (ke = e) πύλαι (pýle = {as} portas) δου (hádu {RRÁDU} = hades)ο (u = não) κατισχύσουσιν (katischýsusin = prevalecerão) ατς (aftis = contra ela).

·      EDIFICAREI, do grego οκοδομήσω(ikodomíso = edificarei)Etimologias: Colocar em plano alto – colocar em posição vertical – fazer ficar em pé – dar início a – Criar, estabelecendo – Lançar os fundamentos ou alicerces de – Conceber, criando e organizando.....
·      MINHA IGREJA nada tem a ver com instituições evangélicas, templos de igrejas locais, etc.... TRATA-SE do Corpo Dele. SIM!!!! A Igreja de Jesus, afinal, não é a Assembléia de Deus – Maranata – Deus é Amor, Presbiteriana – Batista – etc. etc. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOO! A Igreja é o Corpo de Jesus!!!    

GregoΠαρά τους διωγμούς κατά της Εκκλησίας του Χριστού, το Ευαγγέλιο γίνεται κάθε μέρα πιο καθολική και επιρροή. Δεν δίωξη θα σταματήσει την πρόοδο της Εκκλησίας.

1 Co 10:13
.Deus dá o Escape para Sua Igreja
Αποδράστε δίνει ο Θεός στην Εκκλησία Του

1º Co. 10:13. πειρασμς μς οκ εληφεν ε μὴἀνθρώπινος· πιστς δ  Θεός, ς οκ άσει μς πειρασθναι πρ  δύνασθε, λλ ποιήσει σν τπειρασμ κα τν κβασιν το δύνασθαι μςπενεγκεν.


ESCAPEαπόδραση – apódrasi.
Etimologias: Fuga, saída, lugar ou ponto por onde se sai, tirar dos dominós de.



Tg 1:2-4
.Deus Prova a Fé da Igreja
Απόδειξη του Θεού Εκκλησία Πίστη
Ιακ. 1:2 Πσαν χαρν γήσασθε, δελφοί μου, ταν πειρασμος περιπέσητε ποικίλοις,
Ιακ. 1:3 γινώσκοντες τι τ δοκίμιον μν τς πίστεως κατεργάζεται πομονήν·
Ιακ. 1:4  δ πομον ργον τέλειον χέτω, να τε τέλειοι κα λόκληροι, ν μηδεν λειπόμενοι.

·        PROVAR
A melhor palavra para identificar o verbo “provar”, dentro do contexto do Velho Testamento, é o hebraicotsãraph, que significa: “refinar”, “provar”, “fundir”. Etimologicamente, tsãraph significa: “refinar por meio do sofrimento”.
Em grego, provar é αποδειχθούν apodichthún. Etimologia: Submeter à prova fazendo padecer – Uma parte da redação de Tiago 1:3, é: ...τ(to = a) δοκίμιον  (dokímion = provação)τς  (tis = da) μν  (hýmõn = vossa)πίστεως  (písteos = fé).
Dokímion – Significa: Estabelecer a verdade através de situação difícil, sofrimento, embaraço, angústia, aflição, tribulação, tormento...

·        
. No grego do Novo Testamento, πίστει. – písti.
ETIMOLOGIA: “persuasão firme”.
PERSUASÃO, em grego, é πεισμωνη - pismoni =Significa: Ato de convencer com certeza e convicção.
Obs.: A Fé convence o crente dando-lhe certeza e convicção a respeito de Deus, Jesus, o Espírito Santo, a Igreja...

Sl 46:1-3
.Deus é o Refúgio da Sua Igreja
Ο Θεός είναι το καταφύγιο της Εκκλησίας Του



Autoria do Salmo 46: Uma Família de Levitas em Jerusalém.
Objetivo do Salmo: Estimular, confortar e fortalecer o povo de Israel, constantemente ameaçado por invasores cruéis, sanguinários tais como: Os Filisteus, os Amonitas, os Moabitas, a Assíria de Senaqueribh, a Babilônia de Nabucodonozor...
Na Época deste Salmo, a opinião pública internacional, há cerca de mais de 300 anos manifestava-se contrária à existência do povo de Israel, desejando, inclusive, o extermínio da nação. Durante séculos, era quase impossível dormir sossegado em Israel, face às ameaças seculares...
DEUS, entretanto, em tempos de sofrimento e perseguição de Seu povo, jamais o deixou sem palavras de estímulo, encorajamento, fortalecimento e esperança. É nesses tempos frios que Ele afasta as mensagens pesadas, para que estas dêem lugar a mensagens de consolo e esperança. 
·        1 DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
·        2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
·        3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
·        46:10. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

Aquietar, do heb raphah, significa: afrouxar, enfraquecer, deixar em paz, diminuir, acalmar, cessar, parar, consumir, chegar-se, se tornar fraco, abrir mão, estar desocupado.
Aquietai-vos e Sabei

Sabei ou Saber, é o heb yadá. Etimologias:
·        Saber observar com cuidado e discernimento.
·        Estar legalmente capacitado em relação a fatos, coisas, pessoas, etc.
·        Estar certo, convencido e seguro.
·        Ter certeza que não varia, não alterna, não sofre mudança.




Sl 54:7
.Deus Livra a Sua Igreja da Angústia
Ο Θεός Παράδοση κινδύνου Εκκλησία Του


Sl 54:7. Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos.

NotaO Salmo 54 surgiu num momento crítico vivido por Davi. Aproximavam-se cerca de 17 {dezessete} anos de perseguição indomável movida por Saul contra Davi. O monarca hebreu, no entanto, que tange a Davi, à medida que os anos avançavam dentro do tempo, parecia nutrir ódio dobrado contra o ungido de Deus. Então, acompanhado de 3000 (três mil) homens fortemente armados, Saul, numa de suas últimas investidas contra Davi, dirigiu-se ao Deserto de Zife (outeiro de Haquila – 1º Sm 26) no afã de prendê-lo ou até mesmo matá-lo. Nessa época, após grande livramento divino, surgiram as palavras do Salmo 54

·        1 SALVA-ME (salva-me de Saul e seus homens), ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
·        2 Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca.
·        3 Porque os estranhos (Saul e seus homens eram estranhos!!!!!) se levantam contra mim, e tiranos (terrível revelação pertinente a Saul) procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos.
·        4 Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma.
·        5 Ele recompensará com o mal os meus inimigos. Destrói-os na tua verdade (Saul tombou de forma trágica nos Montes de Gilboah – 1º Sm 31).
·        6 Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom.
·        7 Pois me tem livrado de toda a angústia; e os meus olhos viram o meu desejo sobre os meus inimigos.  

Is 43:2
.Deus Conforta Sua Igreja em Meio a Perseguição
Ο Θεός Ανέσεις Εκκλησία Του στη δίωξη

CONFORTAR: hebraico: oded
Etimologias: Consolar animando – Animar oferecendo meios de defesa – dar coragem a – Animar fortalecendo.  
Em grego, confortar é άνεση  ánesi.
Etimologias: Tornar mais leve diminuindo a dor – Comportar-se com brandura e suavidade.
Is 43:2. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios (do ponto de vista espiritual revelativo, águas, rios e mares indicam material humano), eles não te submergirão; quando passares pelo fogo (dentre os muitos símbolos do fogo, destacamos a aflição, a fome  doenças em nível de peste {Ez 5:4-12ab}), não te queimarás, nem a chama arderá em ti.





Sl 126:6
.Os Molhos da Vitória
Οι σάλτσες Νίκη

126:6. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Salmo 126:1-6
1.      Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram aSião (os que voltaram à terra de Judá), estávamos como os que sonham.
2.      Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
3.      Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.
4.      Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
5.      Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
6.      Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Nota: O Salmo 126 aponta para o encerramento do cativeiro do povo Judeu no ano 538aC. Trata-se da marcha da vitória em direção a Jerusalém, depois de 70 anos em cativeiro babilônico. Deus, somente Deus é o autor da grande proeza. O povo judeu, aos brados de júbilos, junto a Zorobabel, exprimia: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isto estamos alegres”.
Setenta anos de cativeiro estavam encerrados.
Belsazar, o indomável monarca babilônico, estava morto.
Os ferrolhos de Babilônia para deter cativos estavam literalmente quebrados para sempre. As divindades sagradas de Babilônia, tais como Bel, Nebo, Nego, etc. foram definitivamente derrotadas pelo Todo-Poderoso Senhor dos Exércitos de Israel.
“ESTÁVAMOS COMO OS QUE SONHAM”.
“A NOSSA BOCA SE ENCHEU DE RISO E A NOSSA LÍNGUA DE CÂNTICO”.
“GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS, E POR ISTO ESTAMOS ALEGRES”.





AS CORRENTES DE ÁGUAS
DO SUL DE ISRAEL

O sul de Israel sempre foi marcado pela presença de desertos secos. Lá estavam os desertos de Judá...destacando o grande Neguev, onde localizava-se Berseba....Dentre essas dificuldades, também estavam os riachos sempre secos aos olhos dos colonos do sul. Como precisavam das chuvas os colonos de Judá!!!!!! ENTRETANTO, não havendo chuvas, dependiam dos rios que, infelizmente, face à seca, nada podiam oferecer... NO ENTANTO, em ocasiões chuvosas, era possível ver os colonos judeus, os proprietários de vinhas, olivais, trigais, figueiras, etc. aos brados de alegria e júbilo. Pois, AS CHUVAS além de dar vida aos desertos, uma vez que era possível encontrar por longo tempo GRANDES AÇUDES, ÁGUAS EM ABUNDÂNCIA REPRESADAS...... tornavam os rios  transbordantes face à presença das chuvas no sul de Israel.....
Obs: A alegria do retorno judeu do cativeiro babilônico...o encerramento do cativeiro de 70 anos em terras de Babilônia, AOS OLHOS DOS HEBREUS DE JUDÁ, tinham a dimensão do gozo que inundava os colonos hebreus sulistas em épocas de grandes chuvas nos desertos e rios secos de Judá.  
“Traze-nos outra vez, ó YHWH, do cativeiro, como as correntes das águas no sul”.
LIBERTAÇÃO deve ser vista com júbilos e alegria.
A LIBERTAÇÃO deve ser recebida como CHUVAS TORRENCIAIS em terra seca e sem vida..... deve ser louvada como CHUVAS EM ABUNDÂNCIA sobre rios secos, vazios, sem correntes de águas....OREMOS COMO O POVO DE JUDÁ: “Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul”.





SEMEANDO EM LÁGRIMAS EM CATIVEIRO BABILÔNICO
TERRITÓRIO DE BEL, NEBO, NEGO, FORNALHA DE FOGO, BELSAZAR....

É até fácil semearmos em tempos propícios para semeaduras. Quando os tempos são bons para a lavoura nada dificulta a semeadura....tudo favorece: o clima, a atmosfera, a terra, água em abundância.....DIFÍCIL é semear em território debaixo de maldições de cativeiros......
TIPOS DE CATIVEIROS:
·       O Cativeiro Satânico – identificado em alguns tipos de doenças <Lc 13:16> e na prática do pecado. Nesse tipo de cativeiro o homem ama e pratica o pecado. Maldito cativeiro.
·       O Cativeiro Religioso – trata-se de um processo usado pela religião para prender suas vítimas em heresias, enganos, idolatrias, feitiçarias, etc. etc. Maldito cativeiro.
·       O Cativeiro do Homem – identificado em diversos tipos de prisões. Existem as prisões judiciais, jurídicas, emocionais, carnais, sentimentais ou amorosas, etc. etc. Maldito cativeiro.


PR JOEL MACHADO
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: