10/02/2012

A TRAGÉDIA DO EDEN

A Tragédia do Éden

Gn 3:1-7

Introdução
Quando falamos de tragédia, as primeiras imagens  que vêm à nossa memória são os holocaustos humanos,  tragédias ecológicas, tragédias aéreas,  etc.
Hitler determinou a morte de seis milhões de judeus. Um holocausto humano repugnante, sinistro. As duas torres do Trade Center derrubadas pelo terrorismo, quando milhares de pessoas foram sepultadas vivas debaixo dos escombros das torres.
Enfim, poderíamos aqui catalogarmos centenas de tragédias de proporções inimagináveis. 
Entretanto, a Bíblia Sagrada aponta-nos a maior tragédia da história da humanidade. Uma tragédia sem precedentes na história.  Uma tragédia que matou crianças, jovens, velhos e anciãos.   Ricos e pobres  foram alcançados por uma explosão mundial.  Segundo a Bíblia Sagrada, até mesmo os animais  irracionais foram atingidos e  mortos.  A natureza vegetal,  mineral, espacial, etc. etc. TUDO E TODOS foram frontalmente atingidos por essa tragédia que apontamos como a maior e mais catastrófica tragédia de todos os tempos.

A BÍBLIA SAGRADA APRESENTA UMA GALERIA DE TRAGÉDIAS

O  Dilúvio: Uma tragédia universal.
As dez pragas que Deus lançou sobre o País do Egito.
Faraó e seus exércitos sepultados nas  águas do Mar Vermelho.
O cativeiro de Samaria, quando milhares de israelitas foram impiedosamente mortos pelos soldados da Assíria.

O cativeiro de Babilônia, quando  dezenas  de milhares de judeus foram mortos e massacrados pelos soldados de Nabucodonosor.

A matança de crianças do sexo masculino a mando de Herodes na cidade de Belém, logo após o nascimento de Jesus.

O sistema de morte cruel e  bárbara imposto a Jesus, no Calvário.

Nenhuma dessas tragédias pode ser considerada como a maior tragédia da história da humanidade. Houve uma tragédia que suplantou em todos os aspectos todas essas tragédias, até mesmo a trágica morte de Jesus. Sim!!! Nada foi igual. Todo o planeta terra foi abalado de norte a sul; de leste a oeste. A terra tremeu!! As potências celestiais também abalaram-se. Foi um dia extremamente negro.


A MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA.

A maior tragédia da história encontra-se registrada no Capítulo 3 de Gênesis.
A maior tragédia da história envolveu um homem e uma mulher especiais para Deus e para toda a raça humana. A maior tragédia da história ocorreu  em  domínios divinos: O JARDIM DO ÉDEM.

Satanás  penetrou nos domínios do Jardim,  derrubando e matando Adão e Eva.
Satanás foi mais veloz que todos  as aeronaves  modernas  de guerra na terra.
Satanás foi mais eficiente que os exércitos dos EUA e Israel juntos.
A arma usada por Satanás foi mais fulminante que todos os mísseis norte americanos juntos e disparados ao mesmo tempo.
SATANÁS SEDUZIU EVA.  E esta seduziu Adão.

Em relação àquele dia, lemos na Bíblia Sagrada:
Romanos 3:23 “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
Romanos 6:23 “O Salário do pecado é a morte”.

Três tipos  mortes, de imediato, penetraram na terra e vieram conviver com o ser humano.  PELA ORDEM:
1)      A morte espiritual.   Imediatamente Adão, Eva e todos que depois deles nascessem estariam  espiritualmente mortos diante de Deus.
2)      A morte física.  De imediato, não somente Adão e Eva,  mas todos os  que nascessem depois deles certamente desceriam à sepultura.
3)      A morte espiritual eterna.  Isto é, o homem tornou-se condenado às penas infernais após a morte física.

< EPÍLOGO >

QUAISQUER TIPOS DE TRAGÉDIAS sempre deixam sequelas eternas.  Essa primeira maior tragédia da  humanidade deixou as piores das piores sequelas na humanidade. AS CRIANÇAS, OS JOVENS, OS ADULTOS, OS VELHOS E OS ANCIÃOS ainda sofrem seus horrores.

DESDE ENTÃO,  as doenças  e as enfermidades de todas as espécies vieram conviver com os homens.   Os animais que até então não sabiam o que era ferocidade, tornaram-se ferozes e inimigos da criatura humana.  A serpente não rastejava, desde então tornou-se rastejante como maldição do pecado.   Foi nessa época que surgiram os trabalhos pesados para o homem e  a  dor  na geração de filhos às  mulheres. Os insetos tornaram-se nocivos. FOI A MAIOR TRAGÉDIA DA HISTÓRIA.  Jamais se ouvirá  falar de tragédia igual.  Não haverá jamais. Nem mesmo a Grande Tribulação. A Grande Tribulação  será  meramente   conseqüência dessa maior tragédia de todos os séculos.

Que fique registrado na galeria da história da humanidade essa maior tragédia da história humana.
PORTANTO, valorizemos o Deus Todo-Poderoso  que não nos deixou perdidos e órfãos diante dos enormes fragmentos dessa catástrofe mundial.   Lemos em Romanos 8:1 “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”. Amém!

Estudos do Pr Joel Machado - Instituto Bíblico de Teologia Cristã Enom - Excelência em Teologia! 

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: