10/02/2012

A VISÃO DE SANSÃO



A VISÃO DE SANSÃO

INTRODUÇÃO

Infelizmente, a única lembrança pertinente ao guerreiro Sansão, o hebreu da Tribo de Dã, está vinculada a Dalila. SIM! Até fazemos pequenos outros comentários em relação a esse famoso guerreiro danita, mas é o seu envolvimento com a filistéia Dalila o “assunto preferido” de pregadores e ensinadores bíblicos. Pregamos sobre “A Brincadeira Maldita de Sansão e Dalila” – “As Sete Tranças de Sansão” – “Descansando a Cabeça nos Joelhos de Dalila” – “O Campeão de Deus e a Campeã do Inferno” – “A Maior Conquista de Dalila”, etc. etc. – e esquecemos que a maior mensagem de Sansão não está no seu envolvimento com Dalila, e sim no leão do Capítulo 14:14 de Juízes. Façamos, pois, a leitura:  

Então lhes disse: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma”.

HISTORIAR O CAPÍTULO 14 DE JUÍZES

Capitulo 14
1 E desceu Sansäo a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, 2  Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mäe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3  Porém seu pai e sua mäe lhe disseram: Näo há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmäos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansäo a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos. 4  Mas seu pai e sua mäe näo sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasiäo contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. 5 Desceu, pois, Sansäo com seu pai e com sua mäe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leäo, rugindo, lhe saiu ao encontro. 6  Entäo o Espírito do SENHOR se apossou dele täo poderosamente que despedaçou o leäo, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mäo; porém nem a seu pai nem a sua mäe deu a saber o que tinha feito. 7  E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansäo. 8  E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leäo morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel. 9  E tomou-o nas suas mäos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mäe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém näo lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leäo. 10  Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansäo ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer. 11  E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele. 12  Disse-lhes, pois, Sansäo: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas. 13  E, se näo puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos. 14  Entäo lhes disse: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias näo puderam decifrar o enigma”.
“Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura.
E em três dias não puderam decifrar o enigma”.

A revelação de Sansão, na realidade, mostra-nos 6 enigmas: <1> comedor <2> comida <3> forte <4> doçura <5> três dias <6> enigma.
Seis frases neo-testamentárias, as quais apontam para a morte e ressurreição do Filho de Deus:

1)      Primeira: “AS VINHAS DE TIMNATE” constituíam-se no mais profícuo LAGAR que atendia o comércio de vinho da  Filistia. Lagar, do latim lacare, significa: “Espécie de tanque onde se espremem e se reduzem a líquido certos frutos, especificamente,  uvas” – Lagar é um símbolo do Calvário.
*JESUS CRISTO foi esmagado no Calvário. O SANGUE DE JESUS somente fluiu porque ELE foi esmagado. É preciso ser esmagado no Calvário para que o sangue da libertação e da salvação se manifeste.

2)      Segunda: “Do COMEDOR saiu comida”.
*NOTA: O comedor, na revelação de Sansão, é uma alusão à morte. A morte que COME grandes e pequenos; fortes e fracos; ferozes e mansos; feios e bonitos.
A morte é o mais atroz comedor de vidas humanas.
Da morte do leão saiu mel.
SANSÃO está falando das riquezas alimentares extraídas da morte de Jesus.
A MORTE de Jesus trouxe-nos alimento para a vida eterna. Aleluia!

3)      Terceira: “saiu COMIDA”.
*NOTA: A comida aponta para a vida espiritual plena que fluiu do Calvário para o pecador faminto, sedento. A mulher samaritana rogou a Jesus: “dá-me desta água”.
Foi após a morte na cruz de Gólgota que Jesus Cristo manifestou-SE de forma real como “O Pão da Vida – O Pão Vivo que desceu do Céu”. João 6. Ele é A Fonte da Água da Vida...Ele é A Palavra que sai da boca de Deus....

4)      Quarta: “do FORTE saiu doçura”. 
*NOTA: O leão simboliza força, poder, autoridade. É apontado como “o rei dos animais”. Uma das muitas revelações bíblicas que ilustra o imenso poder de Jesus Cristo, aponta-O como “O Leão da Tribo de Judá”. O leão é forte. Portanto, o termo “forte” aponta para O Filho de Deus como “O Leão da Tribo de Judá”.

5)      Quinta: “saiu DOÇURA”.
“...do forte saiu doçura” – Éramos amargos, amargosos, amargados, azedos, sem sabor, desagradáveis, intragáveis...
O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ adoçou nossa vida.

*NOTA: Doçura aponta para a reconciliação do homem com Deus,  dando-lhe acesso à salvação eterna, como resultado da morte de Jesus. Sabores especiais da doçura procedentes do Leão da Tribo de Judá: A Igreja, O Espírito Santo, O Batismo com o Espírito Santo, Os Dons Espirituais, o Arrebatamento da Igreja....

6)      Sexta: “Em três dias não puderam decifrar o enigma”.

Três dias para decifrar um enigma difícil, complicado.
Ressuscitar no ato da morte é até aceitável.
Ressuscitar sem ser sepultado também é aceitável.
AGORA, ressuscitar depois de três dias sepultado É MUITO DIFÍCIL E COMPLICADO PARA A CABEÇA DE QUALQUER SER HUMANO.

*NOTA: Os discípulos de Jesus somente creram na Sua ressurreição, um verdadeiro enigma, quando O viram ressuscitado no terceiro dia após a crucificação e morte.
Eles jamais poderiam imaginar que Jesus estava falando de Sua morte e ressurreição, ao dizer-lhes: “...Derrubarei este templo,  e em três dias o levantarei”. João 2:19.

É preciso ser espiritual para entender coisas espirituais.

EPÍLOGO

Jamais esqueçamos que, Sansão, o grande e inesquecível guerreiro hebreu, vencido temporariamente pelo agente de Satanás chamado Dalila, viu a obra do Calvário antes de Mateus, Marcos, Lucas e João. Antes de Paulo. Antes da Igreja. Veja o que diz-nos o Espírito Santo através do escritor do Livro de Hebreus: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” – Hebreus 11:13.  
“Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura”.
Amém!
Pr Joel Machado
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: