24/01/2014

NOVO NASCIMENTO, O NASCER DA ÁGUA


Nascer da Água

Nota: Nascer da água nada tem a ver com “batismo nas águas”. Absolutamente, nada a ver com águas naturais. Ninguém nasce de novo com base em águas batismais. Nunca! Batismo nas águas é um símbolo de arrependimento dos pecados pessoais do crente e nada mais que isto. É uma cerimônia simbólica que atesta o nascimento espiritual do cristão. No batismo nas águas, o crente, simbolicamente, declara, aos olhos de amigos, celebrante, etc. uma vida isenta de atos pecaminosos. Trata-se de um atestado público de libertação.   

O que é, então, nascer da água?

Lemos em 1º Pd 1:22-23.

22 Purificando as vossas almas (o vosso intelecto, a vossa vontade, o vosso sentimento, a vossa razão) pelo Espírito (isto é, pelo Espírito Santo) na obediência à verdade (João 17:17), para o amor fraternal, não fingido (característica do ser humano natural); amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.

23 Sendo de novo gerados (isto é, nascidos de novo – João 3:3), ‘não de semente corruptível’ (ou seja, não procedente de homem natural), mas da incorruptível (sobrenatural – divina), ‘pela palavra de Deus’, viva, e que permanece para sempre.

Obs: A Santa Palavra de Deus, portanto, manifesta-se como água que purifica. O termo grego para a palavra purificar, no Novo Testamento, é: αγνίζω - agnízo. Etimologias: purificar, lavar, lavar para limpar. Nascer da água é a manifestação de vida espiritual ativa sobre a natureza humana com base na Palavra de Deus. Simultaneamente, isto é, paralelo ao poder da Palavra de Deus regeneradora, o Apóstolo Paulo, revela: “...se alguém está em Cristo, ‘nova criatura é’: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5:17.

Revelação de Jesus Cristo ao falar de Si mesmo à mulher samaritana: “...Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva” – João 4:10.

Em João 7:37, o Senhor Jesus volta a revelar-Se como a Fonte da Água da vida, ao dizer: “...Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”.


 “...se alguém está em Cristo, ‘nova criatura é’: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.


Nascer da água, portanto, é: Reconhecer e aceitar o Senhorio de Jesus e a Sua Palavra. 

JOEL MACHADO
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: