24/04/2014

DEPENDÊNCIA DIVINA



1º Pd 5:7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Πᾶσαν (pãsan=toda) τὴν (tin=a) μέριμναν (mérimnan=ansiedade) ὑμῶν (hymõn =vossa) ἐπιῤῥίψαντες (epirípsandes=lançando) ἐπ᾿ (ep=sobre) αὐτόν (aftón=ele), ὅτι (hóti =porque) αὐτῷ (aftõ=a ele) μέλει (méli=importa) περὶ (Perî=a respeito de) ὑμῶν (hymõn =vós)

Introdução

O Apóstolo Pedro escreveu a sua primeira carta num período de tempo extremamente difícil para a Igreja de Jesus. Nero Cesar, o monarca de Roma, respirava ódio contra os membros da Igreja. Uma perseguição inominável – dentro dos anos 58 a 68 obrigou os membros da Igreja a saírem às pressas de suas residências, em busca de refúgio em cavernas, cemitérios, matagais, outras localidades, etc.

Esses crentes em fuga, é lógico, esperavam que Deus lhes preservasse a vida física!!! No entanto, Deus, naquele terrível momento para esses crentes, chamou Pedro, João, Tiago e Judas, determinando-lhes que escrevessem a esses crentes em fuga, não para preservá-los fisicamente, da espada romana, não! E SIM, PARA PRESERVÁ-LOS ESPIRITUALMENTE.

LANÇANDO SOBRE ELE (DEUS)

Obviamente uma terrível ansiedade passou a conviver com esses cristãos em fuga! Uma ansiedade que, por mais que desejassem, saiu do controle e – ansiedade, quando sai do controle de quem a contrai, destrói a pessoa por dentro, pois gera medo, pânico, angústia, depressão, sensações de perda, fragmentação mental, desespero...

Prestemos atenção nos dois textos que antecedem o versículo 7.

5 Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Obs – O versículo 6, na versão grega, não revela Deus em nível de Theós, e sim, revela-O na posição de Theu!

Ταπεινώθητε οὖν ὑπὸ τὴν κραταιὰν χεῖρα τοῦ Θεοῦ , ἵνα ὑμᾶς ὑψώσῃ ἐν καιρῷ.

1.     THEÓS – É a expressão grega para o Deus pessoal. É o termo que usamos para a Pessoa de Deus. Sua Pessoa é Theós.

2.     THEU – É a expressão grega para o Deus Altíssimo. É o termo grego que usamos para mostrar a dimensão desse extraordinário Deus. Ele é o Deus Altíssimo.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade,

porque ele (Theu = O Deus Altíssimo) tem cuidado de vós.

Um naipe de ansiedades sempre desfilará no cérebro de pessoas perseguidas – necessitadas – rejeitadas – questionadas – caçadas como se fossem animais..... Sim! Com certeza os desejos são imensos e intensos – capazes até mesmo de extrapolarem limites. A pessoa tem ansiedade de livramento – ansiedade de salvação – ansiedade de não ser descoberto em determinadas situações – ansiedade de ver e rever alguém – ansiedade de voltar a sorrir....

.ANSIEDADE, em grego: μέριμναν = mérimnan.

“Agitação do espírito, temeroso quanto a fatos e coisas por vir”.

.LANÇANDO, do grego,  ἐπιῤῥίψαντες = epirípsandes.

·       Atirar com energia e rigidez.

·       Arremessar, derramar, despejar.

Epílogo

Sobre quem temos lançado nossas ansiedades? Sobre uma instituição financeira em busca de recursos? Sobre amigos influentes? O Salmista olhou para os sólidos montes de Israel, símbolos de riqueza inabalável – símbolo de segurança patrimonial, financeira – Símbolo de Golden Kross ou UNIMED em dia, etc. POIS BEM, o Salmista após olhar para esses fortíssimos montes,

Joel Machado

Coisas Divinas
Nos métodos de Deus o Cordeiro vence o leão – O Fraco é forte – Fraqueza é força – Loucura é sabedoria....
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Noemi disse...

hola, paso visitando su blog, bendiciones.
mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com