20/06/2015

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA - ÉFESO (AP 2.1-7)

Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

Cidade de Éfeso Notabilizou-se religiosamente como Palco Central de duas Divindades:
Ἀρτέμις {Artémis -  SITUAVA-SE NA CIDADE DE ÉFESO} – Διανα {Diana }
Διώνυσος ou Διόνυσος {A divindade do vinho, das festas, DAS ORGIAS, das folias e do prazer, no Mundo Grego (SITUAVA-SE NA CIDADE DE ÉFESO)}. 
Obs: Βάκχος – Vákchos (Roma).
Os Três Grandes  Entraves da Igreja em Éfeso:

(1º) As reivindicações de um falso apostolado no Templo da Igreja. 2:2.

(2º) Abandono do Primeiro e Maior Mandamento Cristão: O Amor na expressão agápi (SENTIMENTO QUE SE AVALIA EM TEMPOS DE SACRIFÍCIO) 2:4-5.

Original Grego de Ap 2:4. ἀλλὰ ἔχω κατὰ σοῦ, ὅτι τὴν ἀγάπην (agápin = amor) σου (teu) τὴν (o) πρώτην (primeiro) ἀφῆκας (abandonaste).

(3º) Forte pressão moral e espiritual de alguns crentes membrados à Igreja em Éfeso e   declaradamente seguidores de um tal Nicolau (OS NICOLAÍTAS). Ap 2:6
Quem era os Nicolaítas?
Historicamente, a Bíblia Sagrada omite qualquer revelação a respeito dos Nicolaítas. 
A Teologia Bíblica Figurativa, no entanto, revela-os como símbolo de divisão interna nos templos das Igrejas locais. 

A Teologia da Contabilidade da Idade do Crente
2:5. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Primeira Promessa Epistolar
2:7. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, ‘dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do Paraíso de Deus’.
2:7. ....árvore da vida que está no meio do Paraíso de Deus.
No idioma Grego, Paraíso é παραδείσῳ - paradíso. 
Significa: Lar santo e eterno dos bem-aventurados; Lugar agradável, aprazível; Lugar da felicidade que predomina; Lugar celestial; Jardim no Céu; Jardim,  parque.

Epílogo
100% da Igreja Local em Éfeso, portanto, perdeu o seu mais precioso sentimento: O amor na expressão agápi. Consequentemente, no seio da mesma, surgiram dois grupos: Um grupo de poderosos requerendo status de apostolado e, um segundo grupo, o pessoal denominado nicolaítas, isto é, uma outra facção divisionista.  Pobre pastor! 

Estudos do Pr Joel Machado - Instituto Bíblico de Teologia Cristã Enom - Excelência em Teologia! 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Tábata Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.