10/09/2015

AS QUATRO MULHERES DA GENEALOGIA DE CRISTO




Tendo, pois, muitos empreendidos pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:1-17

1-Quatro mulheres da Genealogia (1,3,5,6).
Uma das características distintivas da genealogia  de Mateus é a inclusão especifica de quatro mulheres.A pergunta critica é porque?
Contexto: a cultura hebraica era patriarcal e a genealogia normalmente só relaciona os homens. No entanto havia razoes básicas no oriente para incluir uma mulher ou duas.(1)A mulher era muito admirada e sua inclusão resaltava a reputação da família.(2)o marido tinha mais de uma esposa  e neste caso o nome da mulher  é basicamente mencionado com o filho.este costume é frequentemente seguido pelo antigo testamento quando se mencionam os rei de Judá.
No entanto não podemos apelar para nenhum destes costumes para explicar porque Mateus incluiu quatro mulheres que ele decidiu mencionar. elas não eram admiradas.tampouco existe qualquer confusão no AT a respeito de quem eram seus filhos.assim somos levados a procurar alguma outra razão para o fato de Mateus mencionar estas quatro mulheres em particular.

Interpretação: a elucidação depende do que sabemos sobre elas. Tamar uma mulher de Canaã,seduziu o sogro que lhe tinha prejudicado e deu a ele dois filhos(Gn.38). Raabe, também de Canaã  ganhava a vida como uma prostituta antes de dedicar sua lealdade ao senhor  e ajudar os espias israelitas a escaparem de Jericó(Js 2.6). Rute embora pura moralmente, era moabita raça cuja origem deu-se através de um incesto(Gn 19.30-37) e que de acordo com deuteronômio 23.3 tinha entrada proibida na congregação do Senhor. Bate-seba é mais conhecida pelo seu adultério(forçado?) com Davi. Embora nascida em uma família judia (ICr 3.5) ela pode ter sido classificada como uma Heteia  devido seu casamento com o heteu Urias(2 Sm 11.3,3;23,39).
As quatros  mulheres parecem ter duas coisas em comum: elas eram moralmente corrompidas e estavam excluídas da comunidade da aliança no antigo testamento não tendo nenhum direito de reivindicar uma vida com Deus nem esperar que ele lidasse com elas em sua graça. Então, o que levou Mateus a incluir estas quatro mulheres na linhagem de Jesus o Messias?
Uma das possibilidades é que como coletor de impostos encarado com desprezo por seus vizinhos Mateus sabia o que era ser um pecador e depois um redimido. Mateus identifica-se com estas quatro mulheres e as inclui como exemplo do poder transformador de Deus que  agora enviou o Messias para salvar seu povo de seus pecados (Mt 1.21).
Outra possibilidade é que Mateus poderia estar pensando na universalidade da missão de Jesus. O concerto de Deus com Abraão incluía promessa(Gn 12.3). As quatro mulheres  demonstram o compromisso de Deus em cumprir aquela promessa que tem seu cumprimento definitivo no convite do Evangelho cristão para que todos creiam em Jesus e sejam Salvos.  
Uma terceira possibilidade é que Mateus esteja sutilmente lembrando seus leitores que procuravam por um Messias que glorioso e poderoso que a história mostra que Deus trabalha de maneiras estranhas e misteriosas. Não podemos dizer como Deus agirá ou como deve agir, tudo o que podemos fazer  é reconhecer a sua criação e adorá-lo.

Aplicação: não existe razão para descartar nenhuma das interpretações acima. Na verdade elas se combinam de uma maneira maravilhosa. Nosso Deus é o Deus do inesperado, ele permanece preocupado com aqueles excluídos tanto quanto você e eu, como cada uma das quatro mulheres exemplificam. Deus alcança o pecador com graça e por seu poder transformador, purifica pecadores  e os torna membros vitais e contribuintes da comunidade da fé.



Ev.Vinicius Cunha.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Vando Catellani disse...

Mateus pode ter mencionado essas mulheres, para dizer sim a todos, que Deus tem suas múltiplas formas de agir.
ELE, pega o pecador que realmente se arrepende e o exalta, para quebrar a arrogância dos exaltados, dos cabeças duras, que pensam só neles.
Creio que como Deus é pré ciente, já estava dizendo ao seu povo que a mulher como criação Dele, e por ver que essas, tinham o temor e prudência em suas vidas, não poderiam deixar de estar na história do SENHOR JESUS, pois vimos nos evangelhos, que as mulheres desde o começo do evangelho de Cristo, (acho que posso dizer que foram mais perseverantes do que alguns discípulos). DEUS requer um coração quebrantado e não exaltado...