19/10/2015

UM MILAGRE CHAMADO MULHER VIRTUOSA


“Padrão de Deus para Suas Filhas”

Pv.12:4a. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido”.
Texto bíblico BÁSICO: Pv. 31:10 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede em muito o valor de rubins”.

Introdução.
Deus tem padrões  para tudo e para todos.
PADRÕES são regras – Há  PADRÕES para cada culto e para cada adorador.
SEM OS PADRÕES os adoradores e as adorações estarão sempre DESPADRONIZADOS.
O Versículo 10 do Capítulo 31 de Provérbios traz-nos UMA INTERROGAÇÃO e UMA REVELAÇÃO DE VALORES.  O valor da mulher virtuosa.

A Bíblia Sagrada está repleta de mulheres virtuosas.
A Igreja do Senhor Jesus e não as denominações, ESTÃO REPLETAS DE MULHERES VIRTUOSAS.  Elas são referências divinas na Igreja, no lar, na sociedade, etc....

O Termo “Virtuosa”

Não confundamos jamais mulher virtuosa com o padrão de mulher traçado e criado pela sociedade ímpia. Mulheres que alimentam olhos de urubus e de porcos. Portanto, não estamos falando de símbolos sexuais, mulheres saradas. Em o nome de Jesus, não confundamos as coisas de Deus com lamaçais, sujeiras, podridões. 
Sempre fiquei intrigado com essa pergunta sobre a mulher. Por quê seria tão difícil encontrar uma mulher virtuosa no Antigo Testamento, se encontramos hoje muitas mulheres virtuosas? O termo virtuosa procede do original hebraico é Hayil que significa literalmente “rocha”, “fortaleza”, “dureza”, “posse”. Esse substantivo, por sua vez, vem de um verbo que traz o sentido de “contorcer-se”, “ter dores de parto. Quando atribuído à mulher, o termo refere-se a uma mulher que possui todos os atributos do seu equivalente masculino.

Talvez o termo “virtuosa” aqui já não mais preencha o verdadeiro sentido do hebraico. Não é tão difícil encontrar uma mulher virtuosa, assim como também não é difícil encontrar homens de virtudes. Contudo, a palavra no hebraico bem poderia ser traduzida como “Mulher de rocha, quem a achará?” Observa-se que essa mulher de Provérbios 31 dirige a casa, acorda antes de seu marido e põe ordens às servas, providencia roupa para a sua família, tecendo a lã, além de produzir roupas para vender, providencia lâmpadas para sua casa, negocia um terreno e compra-o, tem um poder de comunicação em suas palavras. O seu marido é uma pessoa apagada no texto. Dele se diz que está tranqüilo com a mulher que tem. Na verdade ele é um juiz (Pv 10:23) e é conhecido entre os seus colegas como “o marido da mulher de rocha”. Longe de ser uma depreciação da imagem da mulher no Antigo Testamento, o texto exalta a figura feminina, revelando aspectos de liderança da mulher na sociedade do AT, desprezados pela tradição farisaica da época do Novo Testamento. Hoje ainda encontramos muitas “mulheres de rocha”.

São aquelas, cuja figura masculina foi apagada desde cedo de suas vidas, quer pela morte, quer pelo divórcio, quer pelo abandono. Elas tiveram de assumir o papel de pai e de mãe no lar e todas as conseqüências financeiras e emocionais dessa circunstância. Tornaram-se calejadas pela dureza da vida, mas nem por isso deixaram de serem mulheres. Elas estão no sertão, em meio à seca, bem como na cidade, dentro de um escritório. Outras estão em casa, outras nas ruas, de noite. Creio que cada um de nós podemos achar essa mulher de rocha. Ela pode estar mais perto do que imaginamos. Tenham todas as mães um dia todo especial...e também as futuras mamães!

A palavra “VIRTUOSA”, no latim, significa: “ESFORÇANDO A VONTADE ESPIRITUAL  E A FIDELIDADE  EM BUSCA DO BEM COMUM”.  ENTÃO, VIRTUOSA’, SIMULTANEAMENTE:
1)É alguém que esforça-se em  vontade espiritual que gera o bem.
2)É alguém que anda nos caminhos da fidelidade.

Dezenas e mais dezenas de mulheres nas páginas da Bíblia Sagrada esforçaram-se em busca  do bem comum.
O QUE É UM BEM COMUM?  É trabalhar em prol daquilo que fará todos felizes.....É fazer aquilo que trará paz para todos......
Na Igreja de Jesus TODAS as mulheres são virtuosas.
Na denominação, nos templos evangélicos: NEM TODAS   (?)

Um Expressivo Exemplo de Mulher Virtuosa no Livro de Ruth

RUTH:  “Vistosa”, "amizade"
Mulher de nacionalidade moabita que,  num tempo amargo e difícil,  MIGROU para a terra de Israel, por ver e entender que o Deus de Israel é o Deus único.
Ruth, BISAVÓ DE DAVI , um dos progenitores do Senhor Jesus.
Ruth tipifica a Igreja de Jesus dentro da Nova Aliança. A Igreja no aspecto invisível. O Corpo de Cristo.

O Livro de RUTH contém 4(quatro)divisões significativas

I - RUTH ESCOLHENDO O DEUS DE ISRAEL E SEU POVO – Cap.1. A mulher virtuosa escolhe Deus como o único Todo-Poderoso capaz de capacita-la, entende-la, fortifica-la, ampará-la. Acima de Deus, ninguém!!!!!!!!!

II - RUTH VOLUNTARIAMENTE NO CAMPO DE TRABALHO – Cap.2. O campo de trabalho, aqui, tipifica: A COMUNHÃO COM DEUS. Comunhão com Deus não é um negócio feito na marra, não!!! Costumes impostos pela religião não trazem comunhão com Deus. Cara feia, sisudez, expressão fechada, etc. não é sinônimo de comunhão com Deus. Comunhão com Deus é um ato voluntário. As mulheres virtuosas mantêm comunhão com Deus de forma voluntária. Não o são porque os pastores ou os maridos determinam. NÃÃO!!!!! São voluntárias. Aleluia!!!!!

III - RUTH REPOUSANDO AOS PÉS DE BOAZ (Um tipo do crente lançando-se aos pés de Cristo. Lugar de mulher virtuosa é aos pés de Jesus Cristo, e não nas portas de templos, fofocando, aterrorizando pastores, maridos, etc.) – Cap.3.

IV - RUTH GRATIFICADA  NAS NÚPCIAS REAIS COM BOAZ (Um tipo do casamento da Igreja com Cristo no arrebatamento) – Cap.4. Mulheres virtuosas são mulheres que sentem-se sempre gratificadas por serem amadas de Deus. Aleluia!!! Consequentemente, são mulheres que não cessam de glorificar o nome de Seu Libertador e Salvador Jesus. Oferecem-se para os trabalhos da casa do Senhor, louvam, oram, glorificam, pregam, ensinam, testemunham, evangelizam, são alegres com todos dentro dos templos.....São mulheres virtuosas.

Palavras de Boaz a Ruth,no Capítulo 2:8-11.
“E sucedeu que, pela meia-noite, o homem  (BOAZ) estremeceu e  se  voltou; e eis que uma mulher (RUTH) jazia a seus pés.  (9) E disse ele: Quem és tú? E ela disse: Sou Ruth, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor. (10) E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última beneficência, do que a primeira, pois após nenhuns jovens foste, quer pobres quer ricos. (11) Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo (A CIDADE DE BELÉM) sabe que  ÉS MULHER VIRTUOSA” (TRADUÇÃO: esforçando a vontade espiritual em busca do bem comum: PRESTEMOS ATENÇÃO QUE TODA A CIDADE DE BELÉM FOI BENEFICIADA COM PRESENÇA DE RUTE).

MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?
Conheces uma mulher virtuosa?
Conheces pregadoras virtuosas?
Conheces esposas de pastores virtuosas?
Conheces uma Igreja local de mulheres virtuosas?
Conheces moças candidatas a mulheres virtuosas?

Maridos, Pastores,Moços que Namoram,Moços que são Noivos,
Igrejas nas Localidades,A Quem Tens Achado!?

Sim!!!
Achastes uma mulher com o perfil da mulher virtuosa????
BOAZ ACHOU RUTH. Aleluia!
Quem tens achado como namorada, noiva, esposa?
Que tipo de companheira achastes?
Que tipo de mulher tens como namorada, noiva, esposa???
A Bíblia fala de jezabeis, atalias, zeres, dalilas, afrodites, dianas, safiras, etc. Um naipe de agentes do inferno no caminho de homens de Deus.

O Rei Acabe, ungido de Deus em Samaria, achou Jezabel .
Sansão, o guerreiro de Deus, achou Dalila .
Ananias, membro da forte Igreja em Jerusalém, achou Safira .
Hamã, autoridade no Reino da Pérsia, achou Zeres .

Epílogo

MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ? É preciso ser muito homem de Deus. Homens de visão de águia. Homens que não têm compromisso com carnalidade, sexo, pornografia, erotismo, olhos de urubus ou de porcos, e sim, andam de joelhos dobrados.
Amém!!!
Estudos do Pr Joel Machado - Instituto Bíblico de Teologia Cristã Enom - Excelência em Teologia! 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Vando Catellani disse...

Mulher virtuosa, achará quem buscar, de joelhos dobrados à DEUS...
Muitos entendem virtuosas como beleza física... Mas correto é a palavra quando diz: "o povo erra por não conhecer a palavra".