24/03/2016

O GOVERNO DA GRANDE TRIBULAÇÃO




O Dragão

TEXTO BASE
Apocalipse 12.3
Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas;

INTRODUÇÃO
Hoje, no período que teologicamente chamamos de dispensação da graça de Deus, adoramos o Deus Trino, nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, porém, na grande tribulação, um novo tempo se instaurará na terra. Os homens irão adorar a cópia fajuta da Trindade. Uma tríade, um trio diabólico que irá governar a terra na grande tribulação: o Dragão, o Anticristo e o Falso profeta. Nesta lição estudaremos a pessoa do Dragão que será o grande líder espiritual da grande tribulação. Satanás na expressão Dragão está furioso e tem muita pressa, porque seu tempo é muito curto (Ap 12.12).
I – IDENTIFICANDO O DRAGÃO
A palavra Dragão, do original grego drákon, significa grande serpente.
Os textos de apocalipse 12.3 e 12.9 nos dão algumas características do Dragão. Quem ele é?
a. O Grande Dragão – Expressão usada para identificar o poder desse ser sobrenatural.
b. Dragão Vermelho – O vermelho é a cor do pecado, do fogo e da violência e da ira, qualidades que são possuídas por Satanás.
c. Sete cabeças – Grande astúcia para pensar, elaborar planos malignos.
d. Sete Coroas – Grande autoridade para governar.
e. Dez chifres – Grande poder sobre as nações da terra.
f. A antiga serpente – o mesmo réptil astuto do capítulo três de Gênesis.
Vejamos algumas características de uma serpente:
1. Sangue frio – Satanás é paciente e não tem misericórdia de sua presas.
2. Troca de pele – Satanás é mestre em ilusionismo, ele e seus demônios, se transfiguram inclusive em anjos de luz (2 Co 11.14).
3. Pálpebras transparentes – Satanás não pisca. Está sempre atento para tragar aqueles que estão vacilantes.
4. Carnívora – Satanás é um grande predador.
5. Sente o cheiro pela língua – Quando se dialoga com Satanás, ele sente o cheiro de carnalidade.
5. Peçonha – Satanás é extremamente venenoso.
g. Diabo – do grego diávolos, significando caluniador, acusador e difamador (Jó 1.11; Zc 3.1; Ap 12.10).
h. Satanás – do hebraico Satan, que significa adversário (alguém que se opõe a outro em propósito ou ação (1 Cr 21.1; 1 Ts 2.18).

II – O SÁDICO PLANO DO DRAGÃO
Satanás possui planos eficazes para levar à ruína o ser humano, por isso não podemos ignorar seus ardis (2 Co 2.11).
A. Uma aliança com Israel – Dentro do cenário mundial, Satanás fará uma aliança de sete anos com a nação de Israel. Satanás, através de seu maior representante na terra, o Anticristo, será recebido como o Messias pelos judeus, provavelmente por sua promessa de reedificar o grande templo na pedra de Moriá. Porém após três anos e meio, essa aliança será desfeita e os sacrifícios no então edificado templo serão banidos e ele exigirá para si adoração (Dn 9.27; 2 Ts 2.4).
B. Unificação monetária – o 666 será a moeda única na grande tribulação. Um novo sistema de crédito mundial será estabelecido na terra e o grande mentor deste sistema será o Anticristo e a administração ficará por conta do Falso-profeta . Aqueles que não aceitarem o super-crédito 666 não poderão ter acesso nem mesmo à elementos básicos como comida e bebida e serão considerados como inimigos do governo, sendo assim elimidados de uma vez por todas (Ap 13. 16-18).
C. Ecumenismo universal – No campo religioso, um grande líder se incumbirá de unificar as religiões do mundo. Judeus, muçulmanos, falsos cristãos, espíritas, todos adorarão apenas a imagem do Anticristo. O Falso-profeta os convencerá através de milagres mentirosos. A grande tribulação será um covil de feiticeiros (Ap 13. 11-15)!

III – O FIM DO DRAGÃO E SUA GANGUE
A. O Anticristo e o Falso-profeta serão lançados ainda vivos no lago de fogo e enxofre (Ap 19.20).
Após a manifestação de Cristo glorificado no fim da batalha de Armagedom, a dupla infernal será derrotada de uma única vez. Ambos serão lançados no lago de fogo. Irão de mãos dadas para o juízo eterno no fogo.
B. O Dragão será aprisionado no abismo, por um período de mil anos (Ap 20.1-3).
Logo após o exílio eterno da dupla satânica no lago de fogo, um anjo desce do céu portando um par de algemas e a chave do abismo. Satanás estará algemado e trancafiado durante todo o Reino Milenar de Cristo na terra.
C. No fim do Milênio, Satanás será solto e novamente será derrotado pelo Rei de Jerusalém (Ap 20. 7,8).
D. O destino final de Satanás: Como havia prometido, o Deus de Paz (Is 9.6) esmagará de uma vez por todas a Satanás (Rm 16.20). O Dragão enfim se encontrará com seus comparsas no Lago de Fogo e Enxofre. Após uma frustrada tentava de tomar Jerusalém das mãos do Senhor Jesus, Satanás será outra vez mais humilhado e derrotado para nunca mais se levantar (Ap 20.10).

CONCLUSÃO
Satanás, o inimigo de Deus e de Seus filhos, terá o pleno governo da terra nos sete anos da grande tribulação. Ele será o grande mentor espiritual que estará por detrás das mentes malignas do Anticristo e
do Falso-profeta. O mundo afastado de Deus lhe renderá culto. O Diabo levará muitos com ele para seu destino final. Porém, a Palavra de Deus é clara: Satanás será derrotado, envergonhado, humilhado e de uma vez por todas banido dos domínios de Deus e dos homens. Nunca mais se ouvirá falar em tentação, engano, mentira, acusação ou oposição. O Dragão será lançado para sempre no Lago que arde com fogo e enxofre. Graças a Deus!

Adelson R. Buenos
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: